Estratégias de enfrentamento usadas por enfermeiros ao cuidar de pacientes oncológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976926638

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Oncologia, Serviço hospitalar de oncologia

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976926638

Objetivo: conhecer as estratégias que os enfermeiros utilizam para lidar com os abalos psicoemocionais advindos do processo de cuidado de pacientes oncológicos. Método: abordagem qualitativa, descritiva. Realizou-se entrevista aberta, com depoimento de nove enfermeiros, de um hospital oncológico da Zona da Mata Mineira, em Janeiro e Fevereiro de 2012. Da análise compreensiva com aproximação à fenomenologia emergiu que: os enfermeiros se comportam de maneiras distintas frente ao sofrimento e perspectiva da morte, ao enfrentar os abalos psicoemocionais no cuidar/assistir pessoas com câncer. Resultados: o enfrentamento dos desafios é feito através do distanciamento ou da aproximação, da busca espiritual, da presença da equipe interdisciplinar e da oferta assistencial qualificada. Considerações Finais: frente às peculiaridades de cada profissional e às diversas estratégias de enfrentamento adotadas, torna-se fundamental ouvir e dar voz ao enfermeiro em seu local de trabalho, para que este possa lidar melhor com as demandas da sua trajetória ocupacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria de Oliveira Salimena, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo atividades  no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem.

Simone de Rezende Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

· Enfermeira. Graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF).

Thaís Vasconselos Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da UFJF.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Salimena, A. M. de O., Teixeira, S. de R., Amorim, T. V., Paiva, A. do C. P. C., & Melo, M. C. S. C. de. (2013). Estratégias de enfrentamento usadas por enfermeiros ao cuidar de pacientes oncológicos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(1), 08–16. https://doi.org/10.5902/217976926638

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.