Sentimentos de inclusão social de pessoas com úlcera venosa

Autores

  • Joseanny Francelino Alves Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. João Pessoa, PB
  • Alana Tamar Oliveira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB
  • Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769215425

Palavras-chave:

Estigma social, Úlcera varicosa, Úlcera de perna, Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769215425

Objetivo: investigar o sentimento de inclusão social de pessoas com úlcera venosa. Método: pesquisa qualitativa realizada com oito pessoas com úlceras venosa, atendidas em um ambulatório de curativos, em João Pessoa-Paraíba, Brasil. A coleta de dados realizada em fevereiro de 2012, ocorreu por meio de entrevista estruturada, com exploração dos discursos pela técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: as pessoas com úlcera venosa percebem a lesão como um sofrimento, preferem atividades de lazer do tipo exclusivas como assistir à televisão, algumas se sentem incluídas na sociedade e outras sofrem com o estigma de ter a lesão, afastadas do convívio de familiares. Conclusão: faz-se necessário repensar práticas assistenciais inclusivas e receptivas que transcendam a técnica de curativo e compreendam o ser humano em sua complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseanny Francelino Alves, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. João Pessoa, PB

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Alana Tamar Oliveira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB

Enfermeira. Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa no Tratamento de Feridas (GEPEFE/UFPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde e Enfermagem (GEPISE/UFCG).

Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal Ceará (UFC). Docente Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/PB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa no Tratamento de Feridas (GEPEFE/UFPB).

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Alves, J. F., Sousa, A. T. O. de, & Soares, M. J. G. O. (2015). Sentimentos de inclusão social de pessoas com úlcera venosa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(2), 193–203. https://doi.org/10.5902/2179769215425

Edição

Seção

Artigos Originais