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Conhecimento de adolescentes sobre álcool e outras drogas e sua opinião acerca das tecnologias educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769266828

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Alcoolismo, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Adolescente, Prevenção primária

Resumo

Objetivo: investigar o conhecimento de adolescentes escolares sobre álcool e drogas e sua opinião acerca de tecnologias educacionais para prevenção do consumo. Método: estudo descritivo, abordagem qualitativa, realizado com 86 adolescentes cursando o ensino médio. Os dados foram coletados utilizando um instrumento de aplicação autoadministrada e processados nos programas IRaMuTeQ 0.7 alpha 2 e SPSS versão 20.0. Resultados: a análise lexical mostrou três classes semânticas: consequência, representação e definição do álcool e drogas para os adolescentes. A tecnologia educacional escolhida pela maioria foi o vídeo e o aplicativo móvel, que versem sobre consequências e efeitos associados ao uso das substâncias e as formas de se evitar ou até mesmo utilizá-las. Conclusão: os resultados mostraram que os adolescentes possuem um conhecimento superficial sobre a temática e que tecnologias educacionais digitais podem ser estratégias de educação em saúde eficazes para prevenção do consumo de álcool e outras drogas entre o público-alvo.

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Biografia do Autor

Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco.

Iracema da Silva Frazão, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Serviço Social. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

Letícia Menezes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Gesualdo Gonçalves de Abrantes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Camila Biazus Dalcin, Universidade de Dundee.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade de Dundee, Dundee, Escócia, Reino Unido.

Selene Cordeiro Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Pós-doutorado em Neurociências. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2022-03-15

Versões

Como Citar

Chaves, L. C. M. R., Frazão, I. da S., de Oliveira, L. M., de Abrantes, G. G., Dalcin, C. B., & Vasconcelos, S. C. (2022). Conhecimento de adolescentes sobre álcool e outras drogas e sua opinião acerca das tecnologias educacionais. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e9. https://doi.org/10.5902/2179769266828

Edição

Seção

Artigos Originais

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