Perfil de dissertações com enfoque na saúde da mulher em uma pós-graduação em enfermagem*

Autores

  • Danyelle Leonette Araújo dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN https://orcid.org/0000-0003-0569-5027
  • Flávio César Bezerra da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Adriana Karla de Oliveira Ferreira Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Rosineide Santana de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN https://orcid.org/0000-0002-7255-960X

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976929856

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação de pós-graduação, Dissertações acadêmicas, Saúde da mulher

Resumo

Objetivo: identificar o perfil das dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com enfoque na área de saúde da mulher. Método: pesquisa descritiva, documental, com abordagem quantitativa. Realizou-se levantamento de 2000-2012, entre agosto e outubro de 2012, selecionando-se 22 dissertações. Os dados foram registrados em um check list, compilados no Microsoft Excel e analisados pela estatística descritiva. Resultados: identificou-se predomínio de estudos qualitativos, exploratório-descritivos, tendo o Interacionismo Simbólico como o principal referencial metodológico utilizado. Quanto às áreas temáticas, a enfermagem obstétrica destacou-se com assuntos referentes ao pré-natal, sendo as Unidades Básicas de Saúde o local de estudo prioritário. Conclusão: as dissertações analisadas convergem a publicações de outros programas de pós-graduação acerca desta temática. Entretanto, reconhece-se a necessidade de explorar assuntos emergentes neste campo do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyelle Leonette Araújo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Mestranda da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Flávio César Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeiro Obstetra. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Adriana Karla de Oliveira Ferreira Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira Obstetra. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rosineide Santana de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Santos, D. L. A. dos, Fernandes, M. I. da C. D., Silva, F. C. B. da, Bezerra, A. K. de O. F., Brito, R. S. de, & Lira, A. L. B. de C. (2014). Perfil de dissertações com enfoque na saúde da mulher em uma pós-graduação em enfermagem*. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 292–302. https://doi.org/10.5902/217976929856

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)