Comportamento preventivo para COVID-19 e fatores associados ao letramento em saúde em cuidadores de escolares
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769290110Palavras-chave:
Letramento em Saúde, COVID-19, Cuidadores, Prevenção PrimáriaResumo
Objetivo: identificar os fatores associados ao letramento em saúde de cuidadores de escolares durante a COVID-19. Método: estudo transversal realizado em escolas de um município mineiro, em 2022, com 131 cuidadores de escolares. Coleta de dados por meio de formulário para caracterização sociodemográfica e clínica da população, comportamento frente a COVID-19 e instrumento de letramento em saúde. Foram implementadas análises descritivas e regressão logística múltipla. Resultados: cuidadores com maior escolaridade (OR=0,18 p<0,001), com cor autodeclarada branca (OR=3,49 p=0,035) e sem história de COVID-19 (OR=0,31 p=0,006) tiveram mais chance de letramento em saúde adequado. Conclusão: fatores sociodemográficos e história pessoal de infecção pelo SarsCov2 se associam com o letramento em saúde em cuidadores escolares durante a pandemia pela COVID-19.
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Referências
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