Instituição de longa permanência para idosos: atuação do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976927169

Palavras-chave:

Enfermagem, Idoso, Instituição de longa permanência para idosos

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976927169

Objetivo: conhecer as produções científicas nacionais que abordam o papel do enfermeiro nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada através das bases de dados e biblioteca virtual, a partir dos descritores: enfermagem, idoso e Instituição de Longa Permanência para Idosos, publicados no período de 2006 a 2012. Resultados: foram evidenciados artigos de diversos periódicos de enfermagem. O maior número de artigos sobre esse tema foi encontrado na Scientific Electronic Library Online. Conclusões: conclui-se que o papel do enfermeiro nas Instituições de Longa Permanência para Idosos é de suma importância para a execução de ações centradas na promoção da qualidade de vida e em educação em saúde. Permanece o desafio da provisão de assistência e cuidado de enfermagem qualificado, direcionado à pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisiane Lorenzini, Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Especialização em Acupuntura pelo CIEPH (2004), Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela SOBRAGEN (2010) e Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia) pelo Instituto de Cardiologia do RS - FUC (2009). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA-Caxias do Sul) e dos Cursos de Especialização Lato Sensu do Sistema Educacional Galileu - SEG/CELER Faculdades-POA. Atuou como enfermeira na UTI e BC de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia de POA. Experiência na Assistência de Enfermagem em todas as áreas, ênfase em Saúde do Adulto e Terapia Intensiva.

Neli Dias Monteiro, Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS

Bacharel em enfermagem.

Karen Bazzo, Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS

Biomédica. Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestre em Ciência da Saúde com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA).

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Lorenzini, E., Monteiro, N. D., & Bazzo, K. (2013). Instituição de longa permanência para idosos: atuação do enfermeiro. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 345–352. https://doi.org/10.5902/217976927169

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.