Violência doméstica contra a criança sob a ótica de estudantes de graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228099

Palavras-chave:

Violência doméstica, Criança, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: averiguar o conhecimento de estudantes de graduação em enfermagem sobre a violência doméstica contra a criança. Método: estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, realizada com 20 estudantes do curso de graduação em enfermagem. Utilizou-se da entrevista semiestruturada para coleta de dados e para análise dos dados a técnica de análise conteúdo. Resultados: a violência doméstica contra as crianças parte de pessoas mais próximas do convívio familiar, em que os direitos humanos dessas crianças são violados, afetando diretamente no seu crescimento e desenvolvimento; sendo que as formas mais conhecidas são as violências: física, verbal, psicológica, sexual e a negligência. Considerações finais: discussões sobre a violência doméstica contra a criança são importantes na formação profissional, pensando na articulação da teoria e prática para a construção da aprendizagem e desenvolvimento de competências e habilidades dos futuros enfermeiros para o enfrentamento desse agravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Costa Machado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde. Discente do Doutorado em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Assistente do Departamento de Saúde II da UESB.

Viviana Batista Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vanda Palmarella Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunto de Departamento de Saúde II da UESB

Rosália Teixeira de Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunto do Departamento de Saúde II da UESB.

Vilara Maria Mesquita Mendes Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA

Enfermeira. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador. Professora Adjunto do Departamento de Saúde II da UESB.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Pleno do Departamento de Saúde II da UESB.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Machado, J. C., Viana, V. B., Rodrigues, V. P., Araújo, R. T. de, Pires, V. M. M. M., & Vilela, A. B. A. (2018). Violência doméstica contra a criança sob a ótica de estudantes de graduação em enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(1), 157–171. https://doi.org/10.5902/2179769228099

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)