Percepção do condutor acidentado sobre os fatores que influenciaram no acidente motociclístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769223895

Palavras-chave:

Enfermagem, Acidentes de trânsito, Prevenção, Motocicletas

Resumo

Objetivo: identificar a percepção do condutor acidentado sobre os fatores que influenciaram no acidente motociclístico. Método: pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida no mês de setembro de 2015, com quinze pessoas acidentadas, que conduziam a motocicleta no momento do acidente, na capital do Estado do Piauí. Os dados foram analisados pela técnica de análise temática. Resultados: emergiram neste estudo três categorias: percepção das vítimas de acidente motociclístico quanto ao seu comportamento de risco; associação do acidente ao comportamento de risco do outro condutor; e fatores externos relacionados ao acidente do motociclista na concepção do condutor acidentado. Considerações finais: Evidenciaram-se dois grandes desafios do poder público: instituir uma educação no trânsito tão eficaz quanto a política de venda de motocicletas e, envolver a sociedade em debates sobre os problemas que ocorrem no trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Coelho, ESTÁCIO TERESINA

ENFERMEIRA FORMADA PELA FACULDADE ESTÁCIO TERESINA

Sarah Isabel Magalhães Rios, ESTÁCIO TERESINA

ENFERMEIRA FORMADA PELA FACULDADE ESTÁCIO TERESINA

Sandra Beatriz Pedra Branca Dourado, Estácio Teresina

Mestre em Genética e Toxicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA,2012), especialista em terapia intensiva pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP,2001), graduada pela Universidade Federal do Piauí (1995). Atualmente é professora  da Faculdade Estácio Teresina, enfermeira ESF da Fundação Municipal de Saude e enfermeira urgentista do SAMU Aéreo . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, infecção hospitalar e terapia intensivae urgencia.

 

Vera Lucia Evangelista de Souza Luz, ESTÁCIO TERESINA

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí (1997) e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1995).Atualmente é enfermeira da Fundação Municipal de Saúde, atuando como apoiadora institucional/supervisora da Estratégia de Saúde da Família; Enfermeira plantonista em em um hospital do município de Teresina e professora do curso de graduação em Enfermagem no Centro de Ensino Unificado de Teresina ( ESTÁCIO CEUT) na disciplina Curricular I.Tem experiência na área de Educação e Enfermagem, com ênfase Saúde Pública, assistência hospitalar e epidemiologia.

 

Marylane Viana Veloso, ESTÁCIO TERESINA

Doutoranda Em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), Mestre em Enfermagem pela UFPI, Especialista em Saúde Pública, Ética e Bioética, Enfermagem do Trabalho, Enfermeira assistencial do Hospital Getúlio Vargas da Secretaria de Saúde Estado do Piauí. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio/Ceut e do Instituto Camilo Filho. Integrante do Grupo de estudos de Inquérito em Saúde (ISA-CAMP).

Andreia Karla Carvalho Barbosa Cavalcante, ESTÁCIO TERESINA

ossui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (1998) e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2002). Atualmente é professora de Enfermagem em Emergências, Terapia Intensiva e Epidemiologia na Faculdade Estácio de Sá/Centro de Ensino Unificado de Teresina Ltda(CEUT), enfermeira intensivista no Hospital Getúlio Vargas, professora do ensino médio: na área de Biologia - Secretaria de Educação do Estado do Piauí e Mestranda de Enfermagem na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia intensiva, urgência e emergência e saúde pública. E-mail: andreiakcb01@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-05-30 — Atualizado em 2023-11-23

Versões

Como Citar

Coelho, A. P., Rios, S. I. M., Dourado, S. B. P. B., Luz, V. L. E. de S., Veloso, M. V., & Cavalcante, A. K. C. B. (2023). Percepção do condutor acidentado sobre os fatores que influenciaram no acidente motociclístico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(1), 9–17. https://doi.org/10.5902/2179769223895 (Original work published 30º de maio de 2017)

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)