Ação pedagógica da enfermagem na escola: aprender, refletir e agir na prevenção da dengue

Fabiano Pereira dos Santos, Priscila da Silva Matter, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz

Resumo


Objetivo: descrever a experiência de ação intersetorial na atenção básica com discentes de enfermagem. Método: relato de experiência, a partir do desenvolvimento de atividades na escola, com a participação de 153 estudantes, no mês de março de 2016. Resultados: os estudantes foram estimulados a desenvolver ações de controle e prevenção da disseminação do mosquito Aedes aegypti, por meio do pensamento intersetorial entre instituições alocadas em uma mesma comunidade, sob a luz do Programa Saúde na Escola. Considerações finais: o desenvolvimento de estratégias e alinhamentos de ações em conjunto na organização intersetorial promove intervenções convergentes para melhorias comunitárias. Desse modo, trabalhar interligado deflagra crescimento em saúde, sociedade e política, com intuito preventivo e de promoção em saúde de maneira inclusiva, discutida pelos diversos atores institucionais.


Palavras-chave


Enfermagem em saúde pública; Dengue; Ação Intersetorial; Saúde escolar; Educação em saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179769221947