Vacinação contra influenza: conhecimentos, atitudes e práticas de idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769219258

Palavras-chave:

Influenza humana, Conhecimentos, Atitudes e práticas em saúde, Vacinas contra influenza, Idosos

Resumo

Objetivo: Investigar os conhecimentos, atitudes e práticas de idosos sobre a influenza e a vacina contra a doença. Metodologia: Estudo descritivo com 71 idosos entrevistados com o uso de questionário baseado em inquérito CAP (Conhecimento, Atitude e Práticas). Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2015 e analisados com base nas recomendações do Ministério da Saúde.   Resultados: A maioria dos idosos conhece apenas algum sinal ou sintoma da influenza, acredita que a vacina reduz os sintomas e riscos de complicações da gripe, crê que, mesmo a tomando, pode gripar, mas não a considera um meio de prevenção da doença. Quase 77% dos idosos referem tomar a vacina. Conclusão: O conhecimento dos idosos em relação à influenza é insatisfatório, porém suas atitudes são favoráveis e, provavelmente, isso tenha influência sobre suas práticas positivas em relação à vacinação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Delmondes de Oliveira, Faculdade FASIPE CPA, Cuiabá, MT

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e Bacharel em Administração formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2019) bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudo do Envelhecimento e da Pessoa Idosa (GEEPI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possuo experiência na área de Saúde do Adulto e Idoso. Doutoranda do programa de pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - CAPES 4. Atualmente professora na faculdade Fasipe CPA - Cuiabá.

Annelita Almeida Oliveira Reiners, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1979), graduação em Licenciatura Em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (1995) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Saúde do Adulto e Idoso. É membro do Grupo de Estudos do Envelhecimento e da Pessoa Idosa. Desenvolve ensino e pesquisa principalmente sobre Saúde do Idoso, mas também sobre doenças crônicas (hipertensão arterial), malária, adesão ao tratamento. É membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
 

Priscila Aguiar Mendes, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuaibá, MG

Departamento de Enfermagem-Área da Saúde

Rosemeiry Capriata Souza Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Enfermeira, Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), Mestrado em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professor associado, docente do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado em Enfermagem da FAEN/UFMT. Coordenadora do PPGENF/UFMT de 2012-2014. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos do Envelhecimento e da Pessoa Idosa - GEEPI

Ana Carolina Macri Gaspar, Universidade Federal do Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis (2011). Pós Graduação latu senso em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Cuiabá (FAUC) (2012).Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2016). . Integrante do Grupo de Estudo do Envelhecimento e da Pessoa Idosa (GEEPI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Iniciação Científica em Enfermagem e Saúde (LINCES) da UNEMAT. Docente Assistente no Curso de Graduação em Enfermagem, UNEMAT, Tangará da Serra Mato Grosso desde 2014, atuando na área de Saúde do Adulto e Idoso. Doutoranda do programa de pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Oliveira, A. D. de, Reiners, A. A. O., Mendes, P. A., Azevedo, R. C. S., & Gaspar, A. C. M. (2016). Vacinação contra influenza: conhecimentos, atitudes e práticas de idosos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(4), 462–470. https://doi.org/10.5902/2179769219258

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)