Disciplina na modalidade semipresencial em enfermagem: avaliação de qualidade segundo sistema de indicadores

Autores

  • Simone Shirasaki Orosco Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP
  • Mariane Franzini Puglia Universidade do Oeste Paulista
  • Karen Lucia Gama Duarte Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769212903

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação a Distância, Avaliação

Resumo

Objetivo: avaliar duas disciplinas na modalidade semipresencial em um curso de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, quantitativa. Aplicou-se um instrumento baseado em indicadores acerca de entradas, processo e resultados a 43 alunos do terceiro e sexto períodos que participaram de disciplinas em modalidade semipresencial. Os dados foram apresentados em tabelas com frequências simples e percentuais. Resultados: os indicadores de entradas e resultados foram avaliados como bons. Já os indicadores de processo como suporte técnico prestado, nível de flexibilização da sua aprendizagem em relação ao tempo e ao espaço e a avaliação da aprendizagem desenvolvida na disciplina foram avaliados como regulares. Considerações Finais: os resultados demonstram a necessidade de reorganização das disciplinas. Sugere-se o incentivo e capacitação dos docentes para o uso das novas tecnologias, visto que organiza e inova o processo de ensino-aprendizagem, além do desenvolvimento de pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Simone Shirasaki Orosco, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP

Faculdade de Ciências da Saúde de Presidente Prudente. Curso Enfermagem. Saúde do Adulto e Educação.

Mariane Franzini Puglia, Universidade do Oeste Paulista

Enfermeira com graduação pela Universidade do Oeste Paulista.

Karen Lucia Gama Duarte, Universidade do Oeste Paulista

Enfermeira com graduação pela Universidade do Oeste Paulista.

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Publicado

2014-08-27

Como Citar

Orosco, S. S., Puglia, M. F., & Duarte, K. L. G. (2014). Disciplina na modalidade semipresencial em enfermagem: avaliação de qualidade segundo sistema de indicadores. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 265–275. https://doi.org/10.5902/2179769212903

Edição

Seção

Artigos Originais

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