Abordagem sobre a disciplina violência em um curso de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769211265Palavras-chave:
Violência, Ensino, Violência doméstica, Violência contra a mulher, Violência sexualResumo
Objetivo: descrever a experiência da inserção e do desenvolvimento de uma disciplina “Violência, Saúde e Gênero” em um curso de graduação em enfermagem. Método: relato de experiência fundamentado nas vivências como docente que ministrou a disciplina “Violência, Saúde e Gênero” na Faculdade de Jaguariúna (FAJ)- SP. Resultados: a disciplina específica sobre o tema possibilitou que os alunos falassem sobre o assunto, permitindo amplas discussões, sendo que muitos relataram experiências com suas diversas tipologias (autoinfligida, interpessoal, coletiva) e suas diferentes naturezas (física, sexual, psicológica, privação ou negligência), vivenciadas por eles ao longo da vida. Conclusão: introduzir a disciplina sobre a violência trouxe resultados positivos, pois possibilitaram amplas discussões e reflexões sobre o tema, desmistificação do assunto e melhor preparação dos futuros enfermeiros para lidar com a problemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.