Educando para a sustentabilidade: opinião dos estudantes da UFSM sobre energia solar

Autores

  • José Ayrton de Souza Borne Junior Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084939

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Energias renováveis, Energia solar

Resumo

Com este artigo procura-se mostrar a opinião de estudantes, beneficiários de um programa de ajuda socioeconômica para carentes da UFSM e de agora em diante nomeados público-alvo, acerca da utilização da energia solar e outras energias renováveis e que responderam um questionário acerca do assunto. O mesmo foi acompanhado de um folder explicativo durante a abordagem. Como se trata de uma pesquisa descritiva, na qual o público-alvo manifesta a sua opinião ante as perguntas propostas, as respostas foram tabuladas de forma gráfica e em quadros, mostrando a percentagem relativa em cada questão, seguindo-se uma análise das mesmas. Chegando a conclusão de que o público-alvo tem um conhecimento sim de energias renováveis e que apoiam em sua integralidade a implantação e a utilização de um Sistema de Aquecimento Solar de água em seu local de moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ayrton de Souza Borne Junior, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheiro Eletricista lotado na Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria. Responsável por projetos de instalações elétricas de baixa e média tensão e fiscalização de obras.

Referências

FONSECA, Jairo Simon da, MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das Condições de Vida da População Brasileira 2010. Rio de Janeiro, 2010.

LANG, K. R. The Cambridge Encyclopedia of the Sun. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

NOGUERA, Jorge Orlando Cuéllar, Definição de Educação Ambiental. Disponível em: http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/ página do curso de pós-graduação –especialização em Educação Ambiental da UFSM. Acesso em: 4 de setembro de 2011 às 15h46min.

REIS, Lineu Belico dos. Geração de energia elétrica: tecnologia, inserção ambiental, planejamento, operação e análise de viabilidade. 3ª edição. Barueri, SP: Editora Manole. págs.: 151-157 (2003).

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In:__________. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Borne Junior, J. A. de S., & Pinheiro, D. K. (2012). Educando para a sustentabilidade: opinião dos estudantes da UFSM sobre energia solar. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1391–1404. https://doi.org/10.5902/223613084939

Edição

Seção

ARTIGOS