Melhorando a qualidade dos feedbacks na avaliação por pares mediada por rubrica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133892978Palavras-chave:
Feedback, Avaliação por Pares, RubricasResumo
Os feedbacks são os elementos formativos da avaliação formativa e a avaliação por pares é uma prática que tem o potencial de ajudar os estudantes a aprenderem a oferecer bons feedbacks. Face a este contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se a prática da avaliação por pares, mediante rubrica, mudaria a qualidade dos feedbacks fornecidos pelos estudantes aos seus colegas ao longo de quatro atividades avaliativas de um componente curricular. Analisaram-se os feedbacks que estudantes de licenciatura ofereceram aos seus colegas, em dois semestres consecutivos. Os resultados indicam que a qualidade dos feedbacks melhorou ao longo das atividades avaliativas. Conclui-se que a orientação para dar feedbacks, bem como uso das rubricas colaboraram para os resultados encontrados.
Downloads
Referências
ALVES, Iron Pedreira; PEREIRA, Juliana Laranjeira; PEIXOTO, Vanessa da Silva. Avaliar para aprender: por uma avaliação formativa no ensino superior. In: LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista; ALVES, Iron Pedreira; PEREIRA, Juliana Laranjeira (orgs.). Itinerários formativos para docência universitária. Feira de Santana: Zarte, 2023. p. 263-303.
ALVES, Iron. Pedreira. Avaliar para aprender se aprende avaliando. In: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2024: experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2024, p. 27-48. DOI: https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2024_4
BEARMAN, Margaret; AJJAWI, Rola. Can a rubric do more than be transparent? Invitation as a new metaphor for assessment criteria. Studies in Higher Education, London, v. 46, n. 2, 2021, p. 359-368. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1637842
BORGES, Marcos de Carvalho; MIRANDA, Carlos Henrique; SANTANA, Rodrigo Carvalho; BOLLELA, Valdes Roberto. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, 2014, p. 324-331. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331
CARLESS, David; BOUD, David. The development of student feedback literacy: enabling uptake of feedback. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 43, n. 8, 2018, p. 1315-1325. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1463354
CHI, M. Constructing self-explanations and scaffolded explanations in tutoring. Applied Cognitive Psychology, v. 10, n. 7, 1996, p. 33-49. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1099-0720(199611)10:7<33::AID-ACP436>3.0.CO;2-E
DEKKER, Hanke; SCHÖNROCK-ADEMA, Johanna; SNOEK, Jos W; MOLEN, Thys van der; COHEN-SCHOTANUS, Janke. Which characteristics of written feedback are perceived as stimulating students’ reflective competence: an exploratory study. BMC Medical Education, London, v. 13, 2013. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-94
FERNANDES, Domingos. Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In: ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita Vidal; SANTOS, Leonor (orgs.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019, p. 139-164.
FLECKNEY, Paul; THOMPSON, James; VAZ-SERRA, Paulo. Designing effective peer assessment processes in higher education: a systematic review. Higher Education Research & Development, n. 44, n. 2, 2025, p. 386-401. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2024.2407083
FRAILE, Juan; PANADERO, Ernesto; PARDO, Rodrigo. Co-designing rubrics with students for formative assessment: the effects on self-regulation, self-efficacy and performance. Studies in Educational Evaluation, Madrid, v. 53, 2017, p. 69-76. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2017.03.003
GARCÍA, Elena Cano et al. Improvement in the quality of feedback as an indication of the development of evaluative judgement. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 49, n. 2, 2024, p.1-14. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2024.2329170
HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of educational research, [S. l.], v. 77, n. 1, 2007, p. 81-112. DOI: https://doi.org/10.3102/003465430298487
HOO, Hui-Teng; DENEEN, Christopher; BOUD, David. Developing student feedback literacy through self and peer assessment interventions. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 47, n. 3, 2022, p. 444-457. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2021.1925871
HORNSTEIN, Julia et al. Enhancing the peer-feedback process through instructional support: a meta-analysis. Educational Psychology Review, New York, v. 37, n. 2, 2025, p. 42. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-025-10017-3
HOVARDAS, Tasos; TSIVITANIDOU, Olia E; ZACHARIA, Zacharias C. Peer versus expert feedback: an investigation of the quality of peer feedback among secondary school students. Computers & Education, New York, v. 71, 2014, p. 133-152. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.09.019
HYPOLITO, Vera Adriana Huang Azevedo; ROSA, Selma Santos; LUCCAS, Simone. Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, 2020, p. 281-307. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2461
IBARRA-SÁIZ, María Soledad; RODRÍGUEZ-GÓMEZ, Gregorio; BOUD, David. Developing student competence through peer assessment: the role of feedback, self-regulation and evaluative judgement. Higher Education, New York, v. 80, n. 1, 2020, p. 137-156. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-019-00469-2
KAIM, Cristina; LIMA, Bruna Matos de; SANTANA, Marcela Araújo de Oliveira; RAIMONDI, Gustavo Antonio. Avaliação por pares na educação médica: um relato das potencialidades e dos desafios na formação profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 45, n. 2, 2021, p.e075. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200263
LI, Hongli et al. Does peer assessment promote student learning? A meta-analysis. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 45, n. 2, 2020, p. 193-211. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1620679
LITTLE, Tegan et al. Can students’ feedback literacy be improved? A scoping review of interventions. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 49, n. 1, 2024, p. 39-52. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2023.2177613
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
ORTEGA-RUIPÉREZ, Beatriz; CORREA-GOROSPE, José Miguel. Peer assessment to promote self-regulated learning with technology in higher education: systematic review for improving course design. In: Frontiers in education, 2024, p. 1376505. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1376505
PANADERO, Ernesto et al. Putting excellence first: How rubric performance level order and feedback type influence students’ reading patterns and task performance. Learning and Instruction, v. 99, 2025, p. 102168. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2025.102168
PANADERO, Ernesto; ALQASSAB, Maryam. An empirical review of anonymity effects in peer assessment, peer feedback, peer review, peer evaluation and peer grading. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 44, n. 8, 2019, p. 1253-1278. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1600186
PANADERO, Ernesto; JONSSON, Anders. A critical review of the use of rubrics in education: An updated review and a call for a research agenda. Educational Research Review, v. 30, 2020, p.100329. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.100329
PANADERO, Ernesto; JONSSON, Anders. The use of scoring rubrics for formative assessment purposes revisited: A review. Educational Research Review, v. 9, 2013, p.129-144. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2013.01.002
ROSA, Selma dos Santos; COUTINHO, Clara Pereira; FLORES, Maria Assunção. Online Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 1, 2017, p. 55–83. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000100004
RUSSEL, Michael K., AIRAIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: AMGH, 2014.
SADLER, D. Royce. Interpretations of criteria‐based assessment and grading in higher education. Assessment & evaluation in higher education, London, v. 30, n. 2, p. 175-194, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/0260293042000264262
SCRIVEN, Michael. The methodology of evaluation. American Educational Research Journal, Chicago, v. 4, n. 3, 1967, p. 391-406.
TAI, Joanna, et al. Developing evaluative judgement: enabling students to make decisions about the quality of work. Higher education, New York, v. 76, n. 3, 2018, p. 467-481. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-017-0220-3
TAYLOR, Benjamin; KISBY, Flora; REEDY, Alice. Rubrics in higher education: an exploration of undergraduate students’ understanding and perspectives. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 49, n. 6, 2024, p. 799-809. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2023.2299330
VAN POPTA, Esther; KRAL, Marijke; CAMPO, Gino; MARTENS, Rob L. Kral Marinho; SIMONS, P. Robert-Jan Kral Marinho. Exploring the value of peer feedback in online learning for the provider, the recipient, and the peer feedback process: A review of the literature. Computers & Education, v. 20, 2017, p. 24-34. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2016.10.003
WANNER, Thomas; PALMER, Edward. Formative self-and peer assessment for improved student learning: the crucial factors of design, teacher participation and feedback. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 43, n. 7, 2018, p. 1032-1047. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1427698
ZAMORANO, David et al. Effect of peer feedback role: task performance, feedback implementation and perceptions on learning and trust. The Journal of Experimental Education, London, 2025, p. 1-25. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2025.2466146
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

