Melhorando a qualidade dos feedbacks na avaliação por pares mediada por rubrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133892978

Palavras-chave:

Feedback, Avaliação por Pares, Rubricas

Resumo

Os feedbacks são os elementos formativos da avaliação formativa e a avaliação por pares é uma prática que tem o potencial de ajudar os estudantes a aprenderem a oferecer bons feedbacks. Face a este contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se a prática da avaliação por pares, mediante rubrica, mudaria a qualidade dos feedbacks fornecidos pelos estudantes aos seus colegas ao longo de quatro atividades avaliativas de um componente curricular. Analisaram-se os feedbacks que estudantes de licenciatura ofereceram aos seus colegas, em dois semestres consecutivos. Os resultados indicam que a qualidade dos feedbacks melhorou ao longo das atividades avaliativas. Conclui-se que a orientação para dar feedbacks, bem como uso das rubricas colaboraram para os resultados encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Campos Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atualmente cursa pós-graduação em Educação na Cultura Digital pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UEFS).

Iron Pedreira Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação, com concentração em Psicologia Educacional, pela Faculdade de Educação da Unicamp e doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Desde 1999 sou professor de Psicologia da Educação no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordeno o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) e fui Coordenador do Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais - ProFACE/PROGRAD, que tem como principal objetivo a formação dos/das docentes universitários/as na UEFS (2020-2024). Tenho interesse em temas relacionados à aprendizagem no Ensino Superior, incluindo a autorregulação, a motivação e a avaliação. No ano de 2024, fui contemplado com o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas para valorizar experiências formativas de docentes das licenciaturas. A minha prática premiada intitulou-se "Avaliar para aprender se aprende avaliando".

Referências

ALVES, Iron Pedreira; PEREIRA, Juliana Laranjeira; PEIXOTO, Vanessa da Silva. Avaliar para aprender: por uma avaliação formativa no ensino superior. In: LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista; ALVES, Iron Pedreira; PEREIRA, Juliana Laranjeira (orgs.). Itinerários formativos para docência universitária. Feira de Santana: Zarte, 2023. p. 263-303.

ALVES, Iron. Pedreira. Avaliar para aprender se aprende avaliando. In: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2024: experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2024, p. 27-48. DOI: https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2024_4

BEARMAN, Margaret; AJJAWI, Rola. Can a rubric do more than be transparent? Invitation as a new metaphor for assessment criteria. Studies in Higher Education, London, v. 46, n. 2, 2021, p. 359-368. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1637842

BORGES, Marcos de Carvalho; MIRANDA, Carlos Henrique; SANTANA, Rodrigo Carvalho; BOLLELA, Valdes Roberto. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, 2014, p. 324-331. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331

CARLESS, David; BOUD, David. The development of student feedback literacy: enabling uptake of feedback. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 43, n. 8, 2018, p. 1315-1325. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1463354

CHI, M. Constructing self-explanations and scaffolded explanations in tutoring. Applied Cognitive Psychology, v. 10, n. 7, 1996, p. 33-49. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1099-0720(199611)10:7<33::AID-ACP436>3.0.CO;2-E

DEKKER, Hanke; SCHÖNROCK-ADEMA, Johanna; SNOEK, Jos W; MOLEN, Thys van der; COHEN-SCHOTANUS, Janke. Which characteristics of written feedback are perceived as stimulating students’ reflective competence: an exploratory study. BMC Medical Education, London, v. 13, 2013. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-94

FERNANDES, Domingos. Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In: ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita Vidal; SANTOS, Leonor (orgs.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019, p. 139-164.

FLECKNEY, Paul; THOMPSON, James; VAZ-SERRA, Paulo. Designing effective peer assessment processes in higher education: a systematic review. Higher Education Research & Development, n. 44, n. 2, 2025, p. 386-401. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2024.2407083

FRAILE, Juan; PANADERO, Ernesto; PARDO, Rodrigo. Co-designing rubrics with students for formative assessment: the effects on self-regulation, self-efficacy and performance. Studies in Educational Evaluation, Madrid, v. 53, 2017, p. 69-76. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2017.03.003

GARCÍA, Elena Cano et al. Improvement in the quality of feedback as an indication of the development of evaluative judgement. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 49, n. 2, 2024, p.1-14. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2024.2329170

HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of educational research, [S. l.], v. 77, n. 1, 2007, p. 81-112. DOI: https://doi.org/10.3102/003465430298487

HOO, Hui-Teng; DENEEN, Christopher; BOUD, David. Developing student feedback literacy through self and peer assessment interventions. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 47, n. 3, 2022, p. 444-457. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2021.1925871

HORNSTEIN, Julia et al. Enhancing the peer-feedback process through instructional support: a meta-analysis. Educational Psychology Review, New York, v. 37, n. 2, 2025, p. 42. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-025-10017-3

HOVARDAS, Tasos; TSIVITANIDOU, Olia E; ZACHARIA, Zacharias C. Peer versus expert feedback: an investigation of the quality of peer feedback among secondary school students. Computers & Education, New York, v. 71, 2014, p. 133-152. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.09.019

HYPOLITO, Vera Adriana Huang Azevedo; ROSA, Selma Santos; LUCCAS, Simone. Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, 2020, p. 281-307. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2461

IBARRA-SÁIZ, María Soledad; RODRÍGUEZ-GÓMEZ, Gregorio; BOUD, David. Developing student competence through peer assessment: the role of feedback, self-regulation and evaluative judgement. Higher Education, New York, v. 80, n. 1, 2020, p. 137-156. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-019-00469-2

KAIM, Cristina; LIMA, Bruna Matos de; SANTANA, Marcela Araújo de Oliveira; RAIMONDI, Gustavo Antonio. Avaliação por pares na educação médica: um relato das potencialidades e dos desafios na formação profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 45, n. 2, 2021, p.e075. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200263

LI, Hongli et al. Does peer assessment promote student learning? A meta-analysis. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 45, n. 2, 2020, p. 193-211. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1620679

LITTLE, Tegan et al. Can students’ feedback literacy be improved? A scoping review of interventions. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 49, n. 1, 2024, p. 39-52. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2023.2177613

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

ORTEGA-RUIPÉREZ, Beatriz; CORREA-GOROSPE, José Miguel. Peer assessment to promote self-regulated learning with technology in higher education: systematic review for improving course design. In: Frontiers in education, 2024, p. 1376505. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1376505

PANADERO, Ernesto et al. Putting excellence first: How rubric performance level order and feedback type influence students’ reading patterns and task performance. Learning and Instruction, v. 99, 2025, p. 102168. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2025.102168

PANADERO, Ernesto; ALQASSAB, Maryam. An empirical review of anonymity effects in peer assessment, peer feedback, peer review, peer evaluation and peer grading. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 44, n. 8, 2019, p. 1253-1278. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1600186

PANADERO, Ernesto; JONSSON, Anders. A critical review of the use of rubrics in education: An updated review and a call for a research agenda. Educational Research Review, v. 30, 2020, p.100329. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.100329

PANADERO, Ernesto; JONSSON, Anders. The use of scoring rubrics for formative assessment purposes revisited: A review. Educational Research Review, v. 9, 2013, p.129-144. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2013.01.002

ROSA, Selma dos Santos; COUTINHO, Clara Pereira; FLORES, Maria Assunção. Online Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 1, 2017, p. 55–83. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000100004

RUSSEL, Michael K., AIRAIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: AMGH, 2014.

SADLER, D. Royce. Interpretations of criteria‐based assessment and grading in higher education. Assessment & evaluation in higher education, London, v. 30, n. 2, p. 175-194, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/0260293042000264262

SCRIVEN, Michael. The methodology of evaluation. American Educational Research Journal, Chicago, v. 4, n. 3, 1967, p. 391-406.

TAI, Joanna, et al. Developing evaluative judgement: enabling students to make decisions about the quality of work. Higher education, New York, v. 76, n. 3, 2018, p. 467-481. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-017-0220-3

TAYLOR, Benjamin; KISBY, Flora; REEDY, Alice. Rubrics in higher education: an exploration of undergraduate students’ understanding and perspectives. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 49, n. 6, 2024, p. 799-809. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2023.2299330

VAN POPTA, Esther; KRAL, Marijke; CAMPO, Gino; MARTENS, Rob L. Kral Marinho; SIMONS, P. Robert-Jan Kral Marinho. Exploring the value of peer feedback in online learning for the provider, the recipient, and the peer feedback process: A review of the literature. Computers & Education, v. 20, 2017, p. 24-34. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2016.10.003

WANNER, Thomas; PALMER, Edward. Formative self-and peer assessment for improved student learning: the crucial factors of design, teacher participation and feedback. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 43, n. 7, 2018, p. 1032-1047. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1427698

ZAMORANO, David et al. Effect of peer feedback role: task performance, feedback implementation and perceptions on learning and trust. The Journal of Experimental Education, London, 2025, p. 1-25. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2025.2466146

Downloads

Publicado

02-09-2025

Como Citar

Ferreira, F. C., & Alves, I. P. (2025). Melhorando a qualidade dos feedbacks na avaliação por pares mediada por rubrica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e92978. https://doi.org/10.5902/2318133892978