A cultura e o comprometimento como antecedentes do desempenho no setor de alimentos e bebidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465973964

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Comprometimento dos colaboradores, Gestão de bares e restaurantes, Gestão de pessoas, Gestão em alimentos e bebidas

Resumo

Objetivo: O objetivo do artigo foi analisar o impacto da cultura organizacional e do comprometimento do antecedente no desempenho organizacional de restaurantes localizados na cidade de São Paulo para explicar a relação entre as variáveis exógenas do modelo, fornecendo assim aos gerentes um parâmetro de como as dimensões de cultura, comprometimento e desempenho devem ser gerenciadas.
Projeto/metodologia/abordagem: Os dados foram analisados por meio da análise de equações estruturais (PLS-PM) e foram coletados por meio de um questionário com 45 assertivas, durante o período de 2 meses, obtendo-se 116 respostas válidas.
Resultados: Quatro hipóteses foram suportadas - H1- A cultura inovadora influencia positivamente o comprometimento afetivo dos funcionários do restaurante (Γ=0,466), H8 - A cultura de apoio influencia o comprometimento normativo (Γ=0,270), H9 - A cultura de apoio influencia o comprometimento de continuidade (Γ=0,293), H10 - O comprometimento afetivo influencia positivamente o desempenho do bar e do restaurante (Γ=0,293).
Implicações gerenciais: O modelo obtido com o desenvolvimento deste estudo pode ser usado pelos gerentes de restaurantes para gerenciar seus funcionários com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional.
Implicações práticas: As implicações práticas desse modelo foram o fato de que ele pode ser usado para orientar as decisões dos restaurantes em relação ao movimento de melhoria do desempenho.
Originalidade/valor: A lacuna que o estudo preenche é a proposição de um modelo gerencial que leva em consideração os aspectos da gestão de pessoas, como a cultura e o engajamento da equipe, para melhorar o desempenho organizacional de bares e restaurantes.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Professor da Universidade Nove de Julho - Departamento de Ciências Gerenciais

Doutor em Engenharia de Produção pela UNIMEP

Mestre em Administração pela USCS

Bruno Santana Mathias, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrado Profissional em Alimentos e Bebidas - Universidade Anhembi Morumbi

Mestrado em Alimentos e Bebidas

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Alagev - Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, CHME - Council for Hospitality Management Education, Faculdade Iberoamericana de Letras e Ciências Humanas, Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo Paulo, Meeting Professionals International, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo

Luciano Ferreira da Silva, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Gerenciamento de Projetos (Mestrado e Doutorado Profissional)

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Oliveira, P. S. G. de, Mathias, B. S., Wada, E. K., & Silva, L. F. da. (2024). A cultura e o comprometimento como antecedentes do desempenho no setor de alimentos e bebidas. Revista De Administração Da UFSM, 17(2), e1. https://doi.org/10.5902/1983465973964

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