Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças?

Autores

  • Rebeca Albuquerque Cordeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346594541

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198346594541

Este trabalho tem como objetivo verificar se existe relação entre os estilos de aprendizagem de estudantes de Administração de Instituições de Ensino Superior da cidade de João Pessoa e o desempenho acadêmico nos componentes curriculares de Finanças. Participaram da pesquisa 114 estudantes, e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário de perguntas fechadas. Para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas, testes qui-quadrado de independência, e ANOVA. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o desempenho acadêmico nos componentes curriculares de Finanças independe dos estilos de aprendizagem dos estudantes pesquisados. Em contrapartida, observou-se que o desempenho dos estudantes difere com relação ao tipo de instituição de ensino. Por outro lado, ainda, conforme previsto pela literatura, verificou-se que a experiência profissional interfere nos estilos de aprendizagem dos estudantes. Portanto, embora não se tenha revelado relação de dependência entre os estilos de aprendizagem dos estudantes e o desempenho acadêmico em Finanças, pode-se concluir que os resultados deste estudo são coerentes com os pressupostos de Kolb (1984), cujo foco reside na Aprendizagem Experiencial.

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Biografia do Autor

Rebeca Albuquerque Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Interesse em Pesquisas nas áreas de Finanças.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor do departamento de Administração e coordenador no programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências – NAC/CNPq. Membro do Comitê Científico de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária

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Publicado

2012-08-23

Como Citar

Cordeiro, R. A., & da Silva, A. B. (2012). Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças?. Revista De Administração Da UFSM, 5(2), 243–261. https://doi.org/10.5902/198346594541

Edição

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