Impactos do relacionamento consumidor-marca no desempenho de vendedores no varejo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465933265

Palavras-chave:

Salesperson-Brand Relationship (SBR), salesperson-brand attachment (SBA), salespeople performance, retail

Resumo

Em mercados competitivos com diversas opções de marcas, buscar um diferencial tem sido uma tarefa recorrente das empresas atualmente. Neste sentido, pessoas passaram a ser um ativo importante na empresa, e vários estudos focaram no relacionamento dos consumidores com as marcas. Mas, poucos estudos foram investigar outros tipos de relacionamentos com a marca, como, por exemplo, o do vendedor neste cenário, e como este relacionamento pode impactar no desempenho de vendas. Esta pesquisa tem como objetivo entender os antecedentes do desempenho de vendedores do varejo. Este trabalho integra de forma inédita os conceitos de e Salesperson–Brand Relationship (SBR) e Salesperson-Brand Attachment (SBA). Para isso, foi realizada uma survey com 206 vendedores. Trata-se de uma das primeiras pesquisas que busca desenvolver um modelo integrativo do relacionamento vendedor-marca e suas consequências. O trabalho demonstra relações significativas entre SBR e SBA, da satisfação no trabalho e do comprometimento no desempenho de vendedores. Os principais resultados apontam que o relacionamento vendedor-marca impacta o desempenho de vendedores no pequeno varejo, uma vez que resultados comprovam que as relações do vendedor com a marca têm papel relevante no seu desempenho, comprometimento, esforço e na satisfação com o trabalho. Conforme os resultados da pesquisa, empresas que desejam desempenho de vendas no varejo devem construir “Apego à Marca” em sua equipe de vendedores, de modo a impulsionar satisfação no trabalho e comprometimento.

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Biografia do Autor

Cid Filho Gonçalves, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG

Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Fumec - Brasil 2014-2015. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão de Negócios na Universidade FUMEC. É professor titular do Programa de Doutorado e Mestre em Administração e professor / pesquisador. Autor de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente. Recebeu prêmios nacionais e internacionais.

Clodoaldo Lopes Nizza Júnior, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG

Doutor em Administração pela Universidade FUMEC, Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade FEAD / Minas. Coordenou os cursos tecnológicos de Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Gestão Comercial e Logística. Atuou na Coordenação e Ensino dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial e Marketing Estratégico. Atuou como presidente institucional do Comitê de Marketing e membro do Conselho Superior da FUMEC. É membro do Conselho de Curadores e Presidente do Comitê de Novos Negócios do Conselho de Curadores da Fundação Minas de Educação e Cultura.

Flavia Braga Chinelato, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG

Doutora em Administração pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística Estratégica e Gestão Empresarial. Trabalha como consultora em negócios internacionais. Experiência em internacionalização de pequenas e médias empresas. Professora em cursos de pós-graduação em Gestão de Negócios, Negócios Internacionais, Logística e Marketing Estratégico.

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Gonçalves, C. F., Nizza Júnior, C. L., & Chinelato, F. B. (2019). Impactos do relacionamento consumidor-marca no desempenho de vendedores no varejo. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1279–1304. https://doi.org/10.5902/1983465933265