Me chama que eu vou: o efeito das vitrines no comportamento de compra do consumidor brasileiro no varejo de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465933189

Resumo

Partindo de um referencial teórico sobre comportamento do consumidor no varejo tradicional, este artigo explora o papel das vitrines como preditor da entrada na loja e na decisão de compra. O estudo realizado em uma capital brasileira é uma replicação da seminal pesquisa de Sen, Block e Chandran (2002) e contou com 364 participantes, cujos dados foram analisados através de modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram informações relativas às tendências de moda, preço e promoções como os principais preditores da decisão de entrar na loja que, por sua vez, é o fator mais relevante ao consumidor ao decidir pela compra de uma mercadoria. Estes achados confirmam não só a relação entre as vitrines e a tomada de decisão, mas apontam as vitrines como um antecedente da tomada de decisão do consumidor no varejo. Ademais, revelam a sensibilidade do consumidor brasileiro às novidades e às tendências de moda, bem como sua predisposição a entrar nas lojas e adquirir produtos quando estes estão em promoção ou quando são anunciadas facilidades de pagamento. Sobre as contribuições acadêmicas, tem-se aqui um primeiro passo na compreensão da experiência de compra no varejo tradicional, cujo ponto de partida são as vitrines. Assim, estudos sobre atmosfera de loja, construção de identidade visual bem como estratégias de preço podem se beneficiar deste conteúdo. Considerando ainda o crescimento do e-commerce e a necessidade de atrair consumidores para as lojas físicas, os resultados contribuem com os estudos sobre estratégias empresariais no varejo, sugerindo a relação entre o efeito provocado pelas vitrines e o desempenho do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bueno Cardoso Scussel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB)

Francisco Pujol Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Martin de La Martinière Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Cláudio Damacena, Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Programa de Pós-Graduação em Administração
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Referências

ABREU, C. B. O comportamento do consumidor diante da promoção de vendas: um estudo da relação preço-qualidade percebida. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 4, p. 64-73, 1994.

BAKER, J.; PARASURAMAN, A.; GREWAL, D; VOSS, V.B. The influence of multiple store environment cues on perceived merchandise value and patronage intentions. Journal of Marketing, v. 66, n. 2, p. 120-141, 2002.

BALLANTINE, P. W.; PARSONS, A.; COMESKEY, K. A conceptual model of the holistic effects of atmospheric cues in fashion retailing. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, n. 6, p. 503-517, 2015.

BARKI, E.; BOTELHO, D.; PARENTE, J. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 6, p. 534-538, 2013.

BELL, D. R.; CORSTEN, D.; KNOX, G. From point of purchase to path to purchase: How preshopping factors drive unplanned buying. Journal of Marketing, v. 75, n. 1, p. 31-45, 2011.

BOTELHO, D.; URDAN, A. T. Lealdade à marca e sensibilidade ao preço: um estudo da escolha da marca pelo consumidor. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 4, p. 163-180, 2005.

BRUCKS, M. The effects of product class knowledge on information search behavior. Journal of Consumer Research, p. 1-16, 1985.

CARDOSO, M.; DAROLT, E.; SILVA, P. E. M. O Comportamento Do Consumidor Nas Plataformas Digitais: A Pesquisa Por Informação No Segmento Da Moda. Razón y Palabra, n. 93, p. 46, 2016.

CORNELIUS, B.; NATTER, M.; FAURE, C. How storefront displays influence retail store image. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 17, n. 2, p. 143-151, 2010.

DE TONI, D.; LARENTIS, F.; MATTIA, A. A.; MILAN, G. S. A imagem do comércio varejista e a satisfação dos consumidores: um estudo exploratório ambientado em uma cidade da Serra Gaúcha. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, v. 8, n. 1, 2011.

DELGADO, Daniela. Fast fashion: estratégia para conquista do mercado globalizado. Moda Palavra e-periódico, v. 1, n. 2, 2008.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Customer behavior. Hinsdale, IL: Dryden, 1990.

ESPINOZA, F. S.; D'ANGELO, A. C.; LIBERALI, G. A influência da atmosfera de varejo sobre os consumidores. Revista de Administração-RAUSP, v. 40, n. 2, 2005.

ESPINOZA, F. S.; HIRANO, A. S. As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 4, p. 97-117, 2003.

FEIJÓ, F. R.; BOTELHO, D. Effect of factors related to merchandising on retail sales. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 6, p. 628-642, 2012.

FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Bookman Editora, 2012.

GREWAL, D.; ROGGEVEEN, A. L.; NORDFÄLT, J. The future of retailing. Journal of Retailing, v. 93, n. 1, p. 1-6, 2017.

HAMBLETON, R. K.; KANJEE, A. Enhancing the validity of cross-cultural studies: Improvements in instrument translation methods. Anais do American Educational Research Association, Atlanta, 1993.

KAHN, B. E. Using visual design to improve customer perceptions of online assortments. Journal of Retailing, v. 93, n. 1, p. 29-42, 2017.

KOTLER, P. Atmospherics as a marketing tool. Journal of Retailing, v. 49, n. 4, p. 48-64, 1973.

LANG, C.; ARMSTRONG, C. M.; BRANNON, L. A. Drivers of clothing disposal in the US: An exploration of the role of personal attributes and behaviours in frequent disposal. International Journal of Consumer Studies, v. 37, n. 6, p. 706-714, 2013.

LANGE, F.; ROSENGREN, S.; BLOM, A. Store-window creativity's impact on shopper behavior. Journal of Business Research, v. 69, n. 3, p. 1014-1021, 2016.

LEE, E. J. How perceived cognitive needs fulfillment affect consumer attitudes toward the customized product: The moderating role of consumer knowledge. Computers in Human Behavior, v. 64, p. 152-162, 2016.

LEITÃO, D. K. Nós, os outros: construção do exótico e consumo de moda brasileira na França. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, p. 203-230, 2007.

LI, H.; DAUGHERTY, T.; BIOCCA, F. Impact of 3-D advertising on product knowledge, brand attitude, and purchase intention: The mediating role of presence. Journal of Advertising, v. 31, n. 3, p. 43-57, 2002.

LIN, L. Y.; CHEN, C. S. The influence of the country-of-origin image, product knowledge and product involvement on consumer purchase decisions: an empirical study of insurance and catering services in Taiwan. Journal of Consumer Marketing, v. 23, n. 5, p. 248-265, 2006.

LINDSTRÖM, A.; BERG, H.; NORDFÄLT, J. ROGGEVEEN, A. L.; GREWAL, D. Does the presence of a mannequin head change shopping behavior?. Journal of Business Research, v. 69, n. 2, p. 517-524, 2016.

LOURENÇO, C. D. S. Cultura brasileira e marketing de relacionamento: um estudo etnográfico no varejo. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 5, 2014.

MEHRABIAN, A.; RUSSELL, J. A. The basic emotional impact of environments. Perceptual and Motor Skills, v. 38, n. 1, p. 283-301, 1974.

MOWER, J. M.; KIM, M.; CHILDS, M. L. Exterior atmospherics and consumer behavior: influence of landscaping and window display. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, v. 16, n. 4, p. 442-453, 2012.

O'CASS, A. Fashion clothing consumption: antecedents and consequences of fashion clothing involvement. European Journal of Marketing, v. 38, n. 7, p. 869-882, 2004.

OH, H.; PETRIE, J. How do storefront window displays influence entering decisions of clothing stores?. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 19, n. 1, p. 27-35, 2012.

OLIVEIRA-CASTRO, J. M. Effects of base price upon search behavior of consumers in a supermarket: An operant analysis. Journal of Economic Psychology, v. 24, n. 5, p. 637-652, 2003.

PANTANO, E. Engaging consumer through the storefront: Evidences from integrating interactive technologies. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 28, p. 149-154, 2016.

PANTANO, E.; MIGLIARESE, P. Exploiting consumer–employee–retailer interactions in technology-enriched retail environments through a relational lens. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 21, n. 6, p. 958-965, 2014.

PARRISH, E. Retailers' use of niche marketing in product development. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 14, n. 4, p. 546-561, 2010.

PIANARO, L.; MARCONDES, R. C. Estratégias de marketing no mercado de roupas e acessórios de luxo. Revista de Administração FACES, v. 7, n. 1, 2008.

PRECIOSA, R.; AVELAR, S. Moda sob a ótica da disciplina e do controle: algumas considerações. Ciência e Cultura, v. 62, n. 2, p. 26-28, 2010.

RAO, A. R.; MONROE, K. B. The moderating effect of prior knowledge on cue utilization in product evaluations. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 2, p. 253-264, 1988.

SCUSSEL, F. B. C. Is consumer experience the next best thing? A review and research agenda proposition. Anais do VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, Porto Alegre, 2018.

SCUSSEL, F. B. C.; DEMO, G. Diga-me Quem És e Direi se me Relacionarei com Você: a Influência da Personalidade de Marca no Relacionamento com Clientes no Mercado de Moda Feminina de Luxo. Anais do XIX SemeAd – Seminários de Administração FEA-USP, São Paulo, 2016.

SCUSSEL, F. B. C.; PETROLL, M. M. A conceptual framework to explain consumption experience process: building theory from a systematic review. Anais do XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, Curitiba, 2018.

SEN, S.; BLOCK, L. G.; CHANDRAN, S. Window displays and consumer shopping decisions. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 9, n. 5, p. 277-290, 2002.

SOMOON, K.; SAHACHAISAEREE, N. Factors determining window display conveying merchandise's Positioning and style: a case of shopping mall clothing display targeting undergraduate students. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 5, p. 1236-1240, 2010.

SORENSEN, H. The science of shopping. Marketing Research, v. 15, n. 3, p. 30-30, 2003.

TURLEY, L. W.; CHEBAT, J. C. Linking retail strategy, atmospheric design and shopping behaviour. Journal of Marketing Management, v. 18, n. 1-2, p. 125-144, 2002.

VAN STADEN, J.; VAN AARDT, A. M. Information seeking by female apparel consumers in South Africa during the fashion decision‐making process. International Journal of Consumer Studies, v. 35, n. 1, p. 35-49, 2011.

VIEIRA, V. A.; MATOS, C. A. A influência da apresentação do preço sobre as avaliações dos clientes. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 4, 2012.

ZORRILLA, P. Nuevas tendencias en merchandising Generar experiencias para conquistar emociones y fidelizar clientes. Distribución y Consumo, n. 65, p. 13-20, 2002.

Downloads

Publicado

2020-07-29

Como Citar

Scussel, F. B. C., Pujol Filho, F., Petroll, M. de L. M., & Damacena, C. (2020). Me chama que eu vou: o efeito das vitrines no comportamento de compra do consumidor brasileiro no varejo de moda. Revista De Administração Da UFSM, 13(3), 566–586. https://doi.org/10.5902/1983465933189

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)