Envelhecimento populacional e suas implicações à gestão de marketing: Uma investigação no setor de academias de ginásticas

Autores

  • Renata S. Bernardes Queiroz Coordenadora de Iniciação Científica e Professora da FACAMP
  • Marcia Milena Pivatto Serra Professora Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Emília Orsi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Rogério Mazzieri Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465931342

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como as academias de ginástica estão respondendo ao fenômeno do envelhecimento populacional. Algumas pesquisas e estudos têm apontado necessidades específicas do segmento de mercado idoso. No entanto, buscou-se discutir o mercado envelhescente e a oferta de serviços esportivos e de academias para os indivíduos com mais de 40 anos, que começam a apresentar necessidades físicas e limitações associadas ao processo de envelhecimento. A abordagem da pesquisa é qualitativa descritiva e os dados foram obtidos por meio de entrevistas com proprietários ou funcionários de academias localizadas na Região Metropolitana de Campinas. A análise dos resultados indicou o reconhecimento do potencial dos consumidores mais velhos e envelhescentes, entretanto, nenhum dos entrevistados possui práticas e serviços que atendam exclusivamente às necessidades desse grupo de consumidores. Nesse contexto, a pesquisa buscou identificar os fatores e atributos mais relevantes para o fornecimento de serviços de academias para o público envelhescente, a partir do reconhecimento da oportunidade e do potencial desse mercado. O estudo apresenta algumas contribuições para a área de marketing de serviços, como também acrescenta aspectos relevantes para o desenvolvimento de negócios que buscam esse mercado potencial.

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Biografia do Autor

Renata S. Bernardes Queiroz, Coordenadora de Iniciação Científica e Professora da FACAMP

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e graduada em Economia pela mesma instituição. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Facamp, na qual coordenou o curso de Propaganda e Marketing por 2 anos. Possui experiência de 14 anos de docência em cursos de graduação e pós-graduação e estudos nas áreas de marketing e comunicação, com ênfase em comportamento do consumidor e estratégias de marketing e comunicação no setor varejista. 

Marcia Milena Pivatto Serra, Professora Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Bacharel Em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é consultora - Consultoria em Estatística e Corretora de Seguros Pivatto Serra, pesquisador voluntário da Universidade Estadual de Campinas e professor assistente doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Demografia, Estatística e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, métodos quantitativos, demografia organizacional, demografia de negócios, envelhecimento, envelhecente e circulação de crianças.

Emília Orsi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando-se em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campinas. Atividades e trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área de comportamento do consumidor e gestão de serviços.

Marcos Rogério Mazzieri, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração UNINOVE

Doutor em Administração de Empresas com foco em Inovação,  com enfase em Frugal Innovation e na visão da teoria intitucional. Bacharel em Administração, pela Associação Internacional de Educação Continuada (2010), pós-graduação MBA em finanças, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2012), pós-graduação MBA em captação de financiamentos (2013), pela Associação Internacional de Educação Continuada, pós-graduação MBA em marketing, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2014).Tem 20 anos de experiência em gestão e TIC, na área de administração, engenharia de software, com ênfase em administração, gestão da inovação, gestão estratégica da propriedade intelectual e estratégia de organizações.

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Queiroz, R. S. B., Serra, M. M. P., Orsi, E., & Mazzieri, M. R. (2018). Envelhecimento populacional e suas implicações à gestão de marketing: Uma investigação no setor de academias de ginásticas. Revista De Administração Da UFSM, 11(2), 213–227. https://doi.org/10.5902/1983465931342

Edição

Seção

Artigos