Estratégia como Prática e o Papel do Gerente Intermediário nas Organizações: O Futuro do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465923169Resumo
Pesquisas em estratégia como prática (SAP) ou strategizing tem como foco compreender o desenvolvimento da estratégia como uma atividade situada e socialmente adquirida, baseada nas interações entre diversos atores e microatividades conduzidas pelas pessoas em suas rotinas nas organizações (Jarzabkowski, 2005; Whittington, 2006). Nesse cenário o gerente intermediário (MM) desempenha o papel de articulador no processo de formação da estratégia e atividades de “sensemaking” (Balogun; Johnson, 2004; Rouleau, 2005). Dada a notoriedade dos dois temas na comunidade científica, conduziu-se uma análise sistemática da literatura sobre SAP e o papel do MM nas organizações, contemplando a produção científica relacionada ao tema entre 2005 e 2015. O resultado foi a seleção de 77 artigos relevantes da base Web of ScienceTM Core Collection. Este conjunto de artigos pode servir como um marco para futuros estudos teóricos, para auxiliar os estudiosos na realização de novas pesquisas relacionadas à SAP e o papel da MM nas organizações, uma vez que este estudo indica uma avenida de pesquisa sobre as relações e os comportamentos dos profissionais na ação de elaboração da estratégia em diferentes níveis de envolvimento com o processo de fazer a estratégia acontecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.