Segmentação de mercado e dimensões do store equity: um estudo no varejo da construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921499

Palavras-chave:

Brand Equity, Store Equity, Varejo, Construção Civil

Resumo

O presente estudo baseia-se no conceito de store equity (HARTMAN; SPIRO, 2005) dividido em quatro dimensões: lealdade, lembrança, qualidade percebida e imagem (TEIXEIRA; OLIVEIRA; PIRES, 2006). O objetivo do trabalho foi aplicar o modelo em quatro marcas varejistas distintas da construção civil do município de São Paulo, identificar as dimensões, perfis de consumidores e comparar o store equity entre elas. Foram realizadas 40 entrevistas em cada loja (160 no total) e geradas, pela análise fatorial exploratória, cinco dimensões ligadas ao constructo store equity, sendo: lealdade, imagem da loja, satisfação do consumidor, atendimento e conformidade em serviços. Por meio de análise de cluster, os respondentes foram classificados em 3 grupos distintos de consumidores segundo as 5 dimensões identificadas e foram enquadrados em segmentos: os Despreparados, os Exigentes e os Acostumados. Implicações teóricas e gerenciais reforçam a possibilidade de aplicação do store equity como variável de segmentação de clientes do varejo de construção civil.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina Fornabaio Florêncio, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo

Eduardo Eugênio Spers, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e professor associado na Universidade de São Paulo, campus ESALQ, Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Hermes Moretti Ribeiro da Silva, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, campus ESALQ, Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP

Professora de Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA), Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Florêncio, J. C. F., Spers, E. E., Silva, H. M. R. da, & Pizzinatto, N. K. (2020). Segmentação de mercado e dimensões do store equity: um estudo no varejo da construção civil. Revista De Administração Da UFSM, 13(1), 125–143. https://doi.org/10.5902/1983465921499

Edição

Seção

Artigos