Políticas Públicas de desenvolvimento local e adensamento de capital social: análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em quatro municípios de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916689Resumo
O artigo analisou a eficácia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), enquanto política pública de desenvolvimento local, em adensar o nível de capital social em quatro municípios do estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas presenciais semiestruturadas com os diversos seguimentos de atores envolvidos na implementação e operacionalização do PAA, sendo posteriormente categorizados e analisados pelas categorias operacionais de capital social previamente delimitado. Os principais resultados indicaram que as regiões analisadas possuem baixos níveis de capital social. Ademais, a existência de vieses operacionais na concepção e implementação do PAA, notavelmente em relação à deficiência na comunicação governamental junto aos atores envolvidos e ao funcionamento limitado das organizações coletivas, favorece a perenização do status quo. Assim, o modelo “moderno” de intervenção governamental, advindo com o PAA, não se mostra transformador, em relação ao desenvolvimento local, nos municípios pesquisados. Tal cenário, contudo, pode ser alterado quando há o apoio do poder público municipal e a existência de lideranças locais entre os beneficiários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


