Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas

Autores

  • Flavia Szylit Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas
  • Giuliana Isabella Doutoranda em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo
  • Lucia Salmonson Guimarães Barros Doutoranda em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913729

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e o consumo da marca reposicionada. Utilizou-se a rede de fast food Mc Donald’s, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. Para a análise de dados, utilizou-se a econometria, permitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da postura que o consumidor assume frente a uma alimentação balanceada e da frequência com que ele vai ao McDonald’s. Essa relação é negativa para as variáveis idade, sexo, escolaridade do consumidor e da importância que ele dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca. Por outro lado, a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim pelos estímulos pessoais dos consumidores.

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Biografia do Autor

Flavia Szylit, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV)

Giuliana Isabella, Doutoranda em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo

Graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em Administração de Empresas para Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo com Ênfase em Marketing (FEA/USP).

Endereço: Av. Comendador Alberto Bonfilgiioli 210; Cotia, SP - Cep: 06709-600.

Telefone: (11) 9.9749-7641

Lucia Salmonson Guimarães Barros, Doutoranda em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV.

Graduação e Mestrado pela Fundação Getulio Vargas (EAESP) e Doutoranda em Administração de Empresas pela EBAPE-FGV.

Endereço: Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Praia de Botafogo, 190
Botafogo, 01313902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 985018636

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Szylit, F., Isabella, G., & Barros, L. S. G. (2018). Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas. Revista De Administração Da UFSM, 11(2), 228–246. https://doi.org/10.5902/1983465913729

Edição

Seção

Artigos