Logística hospitalar: um estudo sobre as atividades do setor de almoxarifado em hospital púbico
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346591278Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi a realização de um estudo sobre os principais problemas nas atividades de logística hospitalar interna, focada no almoxarifado de um hospital público do Nordeste brasileiro, no intuito de analisar o seu atual funcionamento, estudando meios que viabilizem as melhores propostas para propor ações de implementação de alternativas visando à resolução de problemas. Para a consecução dos objetivos propostos, optou-se por um estudo qualitativo por meio de uma abordagem descritiva. Quanto à estratégia, o estudo assumiu a forma de estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio da realização de um grupo focal e de entrevistas semi-estruturadas. As respostas obtidas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Por meio da análise das respostas, percebeu-se que as assertivas do grupo focal e das entrevistas convergiram para os seguintes problemas existentes: baixa qualificação profissional dos funcionários, falta de organização das atividades no setor, problemas no gerenciamento dos materiais e nas especificações técnicas para compra e falta de entendimento do processo licitação. Todavia, esses problemas podem ser solucionados por meio de ações integradas envolvendo não apenas a equipe de funcionários do setor, mas todos os que participam diretamente do processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


