A aplicação da ferramenta de cenários prospectivos em um bairro de baixa renda localizado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910449Resumo
As políticas públicas diretamente ligadas ao modelo econômico e à constituição de fundos públicos assumem um aspecto estratégico quando se constituem como referência e base para a definição de outras políticas ou programas em determinadas áreas. Nesse contexto, visando diminuir as incertezas futuras de um bairro de periferia, localizado em uma cidade de médio porte do interior do Rio Grande do Sul, o presente estudo utiliza a metodologia de cenários prospectivos, proposta por Grumbach (1997), para detectar quais oportunidades poderão ser maximizadas para o referido bairro. A coleta de dados junto a peritos (participantes da pesquisa de campo), seguida da análise do método Delphi, possibilitou a construção de cenários que apontaram eventos que tendem a causar impactos no bairro nos próximos cinco anos. Como resultados, destaca-se o fato de que os cinco cenários com maior probabilidade de ocorrência são: aumento do número de usuários de drogas; mau cheiro provocado pelo esgoto; diminuição de oportunidades para os jovens; aumento do Programa Saúde da Família; e diminuição do espaço físico para postos de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.