Gestão mercadológica e lucratividade: um estudo com jogos de empresas

Autores/as

  • Marco Antônio Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Antonio Carlos Aidar Sauaia Universidade de São Paulo - FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346593995

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198346593995

A gestão mercadológica é fundamental nas organizações por afetar a geração de receitas. Todavia, os gestores pouco têm compreendido o impacto dessa gestão na lucratividade, face à dificuldade de mensuração dos efeitos sobre os resultados. Neste estudo, comparou-se a gestão mercadológica em empresas que atuaram com foco operacional ou com foco estratégico. Num jogo de empresas com nove concorrentes, averiguaram-se descritivamente alguns efeitos da administração mercadológica sobre o lucro e a taxa interna de retorno. A análise das decisões evidenciou que quatro empresas agiram com foco operacional e que cinco empresas agiram com foco estratégico. Os resultados mostraram que a gestão com foco estratégico absorveu investimentos maiores, o que gerou maior valor aos acionistas, mantendo a expectativa de continuidade do negócio. Os jogos de empresas como ambiente de pesquisa têm muito a contribuir para os estudos empíricos na área de Marketing.

 

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Biografía del autor/a

Marco Antônio Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutorando em Administração FEA/USP/SP Mestre em Administração de Empresas - EAESP/FGV Engenheiro Civil - UFPI Professor de Finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Antonio Carlos Aidar Sauaia, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Professor Associado - Livre Docente - FEA/USP/SP com mais de 25 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Simulações Organizacionais e Aprendizagem centrada no participante, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, business games, desempenho, balanced scorecard e gestão

Publicado

2012-06-26

Cómo citar

Silva, M. A., & Sauaia, A. C. A. (2012). Gestão mercadológica e lucratividade: um estudo com jogos de empresas. Revista De Administração Da UFSM, 5(1), 92–109. https://doi.org/10.5902/198346593995

Número

Sección

Articles