Gestão mercadológica e lucratividade: um estudo com jogos de empresas
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593995Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198346593995
A gestão mercadológica é fundamental nas organizações por afetar a geração de receitas. Todavia, os gestores pouco têm compreendido o impacto dessa gestão na lucratividade, face à dificuldade de mensuração dos efeitos sobre os resultados. Neste estudo, comparou-se a gestão mercadológica em empresas que atuaram com foco operacional ou com foco estratégico. Num jogo de empresas com nove concorrentes, averiguaram-se descritivamente alguns efeitos da administração mercadológica sobre o lucro e a taxa interna de retorno. A análise das decisões evidenciou que quatro empresas agiram com foco operacional e que cinco empresas agiram com foco estratégico. Os resultados mostraram que a gestão com foco estratégico absorveu investimentos maiores, o que gerou maior valor aos acionistas, mantendo a expectativa de continuidade do negócio. Os jogos de empresas como ambiente de pesquisa têm muito a contribuir para os estudos empíricos na área de Marketing.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.