Certificação ISO 14001: análise dos fatores relacionados à conscientização ambiental de colaboradores de uma indústria de papel da região centro-sul do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465927205Resumen
Os sistemas de gestão ambiental certificados pela NBR ISO 14001:2004 surgem como alternativas para que as organizações estruturem suas atividades ambientais. Para tanto, a certificação exige um fator primordial, que é a conscientização ambiental. Diante disso, esta pesquisa objetiva identificar e analisar os fatores relacionados à conscientização ambiental de colaboradores inseridos no processo de certificação da ISO 14001, em uma indústria de papel da região Centro-Sul do Paraná. A fim de atingir os objetivos propostos, empregou-se abordagem quantitativa, com aplicação de questionários aos colaboradores da indústria pesquisada. Já o tratamento dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva, sendo utilizados os parâmetros de média, desvio-padrão e coeficiente de variação, bem como a análise fatorial para agrupamento e análise dos fatores que mais evidenciavam a conscientização e testes para validação da escala. Como resultados, identificaram-se os fatores relacionados à conscientização ambiental, os quais foram repassados aos colaboradores via treinamentos, divulgações internas e outros mecanismos que auxiliaram a empresa a atingir um nível satisfatório de conscientização. No entanto, verificou-se uma oportunidade para a indústria de papel aprimorar a conscientização quanto ao fator gestão de resíduos, efluentes e químicos, já que nem todos os colaboradores conhecem o destino e o tratamento dado aos resíduos no final de processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.