PROPOSTA DE REDIMENSIONAMENTO DE ESCALAS SOBRE CONSUMO SUSTENTÁVEL, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS, A PARTIR DA ÓTICA DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916451Resumen
O objetivo deste estudo é propor um redimensionamento de escalas de pesquisa sobre consumo sustentável, consciência ambiental e intenção de compra de produtos ecológicos, a partir da ótica de universitários brasileiros. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com 182 estudantes de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Os dados foram analisados por meio da análise fatorial exploratória, que indicou um redirecionamento dos itens propostos originalmente por Cardoso e Cairrão (2007), em seu estudo sobre universitários portugueses. Após o tratamento estatístico, percebeu-se a existência de sete dimensões, em vez das três propostas no estudo original. Essas dimensões foram denominadas de: prejuízos ao meio ambiente, produtos saudáveis, aquisição de produtos recicláveis, harmonia com a natureza, limite de crescimento, comportamento humano e intenção de compra de produtos ecológicos. Dentre estas dimensões, a pesquisa apontou que as três mais bem avaliadas pelos universitários foram a harmonia com a natureza, o comportamento humano e a compra de produtos ecológicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.