Atitudes empreendedoras dos participantes do programa estadual “Bom Negócio Paraná”, no município de Francisco Beltrão/PR

Autores/as

  • Elisane Bach UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Gilberto Francisco Ceretta UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Adilson Carlos Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913606

Resumen

O presente estudo tem por objetivo analisar a existência de diferenças nas atitudes dos empreendedores em relação aos setores econômicos nos quais estão inseridos os empreendimentos dos participantes do programa estadual “Bom Negócio Paraná”, do município de Francisco Beltrão/PR. O estudo foi realizado entre os meses de março e agosto de 2013. Para a coleta de dados, foi utilizado um modelo desenvolvido por Lopez Jr. (2005) denominado Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora - Imae. O questionário aplicado utilizou-se de uma escala de mensuração do tipo Likert de 10 pontos com uma amostragem de 101 respondentes. O estudo desenvolveu-se por meio de uma abordagem quantitativa, na qual os dados receberam tratamento pela estatística descritiva. Em uma análise comparativa das dimensões, a realização apresentou maiores médias gerais de concordância, seguida pela inovação, poder e, por fim, planejamento. Comparando os setores indústria, comércio e serviços, verificaram-se diferenças tênues entre eles. Desse modo, a pesquisa propôs uma perspectiva diferente de análise em relação ao trabalho de Bosma e Schutjens (2007), que exploram as atitudes empreendedoras com diferenciações espaciais na Europa, analisando o atributo de setores econômicos como vetores de distinção.

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Biografía del autor/a

Elisane Bach, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gilberto Francisco Ceretta, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1997), Especialização Lato Sensu em Finanças Corporativas (1998-1999) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007-2009) e Doutorando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Positivo - UP. Atuou como professor colaborador no Curso de Administração na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, no Curso de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade e planejamento estratégico e; Administração Financeira.

Adilson Carlos Rocha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Professor Auxiliar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão - Curso de Administração. Pesquisador do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEO). Possui o título de Bacharel em ADMINISTRAÇÃO pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002-2006). Pós-Graduação (Latu Sensu) em Controladoria e Gestão Financeira pela UNIPAR - Universidade Paranaense (2007-2008). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, pois há 10 anos exerce função em nivel gerencial na administração geral da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão.

Publicado

2018-06-04

Cómo citar

Bach, E., Ceretta, G. F., & Rocha, A. C. (2018). Atitudes empreendedoras dos participantes do programa estadual “Bom Negócio Paraná”, no município de Francisco Beltrão/PR. Revista De Administração Da UFSM, 11(1), 40–55. https://doi.org/10.5902/1983465913606

Número

Sección

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