Política Nacional de Resíduos Sólidos: Perspectivas de Cumprimento da Lei 12.305/2010 pelos municipios brasileiros, paulistas e da região do ABC.

Autores/as

  • Maria Helena Scalabrin Cardoso Gomes Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edenis Cesar Oliveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luiz Paulo Bresciani Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913026

Resumen

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n.º 12.305/2010, determinou que os municípios brasileiros elaborassem e entregassem seus respectivos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos até 2012, impondo a erradicação dos “chamados” lixões até o ano de 2014. A referida lei estabelece responsabilidade compartilhada durante o ciclo de vida do produto (produção, comercialização, consumo e destino das embalagens). O Censo IBGE 2011 e pesquisas posteriores, embora fragmentadas, mostraram uma situação complexa e com baixa probabilidade de cumprimento das exigências no prazo estabelecido. Observa-se no cenário nacional a existência de programas iniciados e interrompidos devido à falta de educação ambiental, à ineficiência das campanhas de conscientização, à dificuldade de aceitação da norma pela comunidade e, tendo sido implantada a coleta seletiva, à falta de locais apropriados para triagem e estocagem. Nesse contexto, este artigo, a partir de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, analisou o quadro atual dos municípios brasileiros e, em especial, as políticas adotadas no Estado de São Paulo, com destaque para três municípios da região do Grande ABC. Constatou-se, a partir dos dados apresentados, uma grande distância a ser percorrida para o atendimento dos principais quesitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

DOI: 10.5902/1983465913026

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Scalabrin Cardoso Gomes, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Área Acadêmica: Mestre em Administração, Comunicação e Educação. Doutoranda em Administração, Politicas Sociais Regionais.

Edenis Cesar Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Área Acadêmica: Mestre em Administração e Doutorando em Políticas Ambientais.

Luiz Paulo Bresciani, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Secretário Executivo do Consórcio Regional do ABC Paulista

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora, Doutora. Diretora de Pós Graduação Sctricto Sensu.

Publicado

2014-04-03

Cómo citar

Cardoso Gomes, M. H. S., Oliveira, E. C., Bresciani, L. P., & Pereira, R. da S. (2014). Política Nacional de Resíduos Sólidos: Perspectivas de Cumprimento da Lei 12.305/2010 pelos municipios brasileiros, paulistas e da região do ABC. Revista De Administração Da UFSM, 7, 93–110. https://doi.org/10.5902/1983465913026