Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&D: o caso da General Motors do Brasil

Autores/as

  • Flavia Consoni Instituto de Geociências da Unicamp - DPCTUniversidade de Campinas - UNICAMP
  • Roberto Carlos Bernardes PPGA - Centro Universitário da FEI
  • Gabriela Scur Centro universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465911254

Resumen

As empresas multinacionais têm acelerado a internacionalização das suas atividades e, ao mesmo tempo, promovido uma reorganização internacional das suas estratégias de P&D com a consolidação de redes globais de inovação. No caso da General Motors Corporation, tal reorganização resultou na definição de um novo conceito de arquiteturas globais de veículos, em projetos customizados em relação ao mercado de destino e na nomeação de cinco centros mundiais de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento e pela gestão dessas novas arquiteturas. A subsidiária brasileira da General Motors foi um dos centros escolhidos, recebendo a atribuição por dois mandatos globais: a liderança na definição de todos os projetos globais na área de picapes médias e na colaboração de projetos destinados a mercados emergentes. A partir de um estudo de caso na subsidiária brasileira da General Motors, entre 2011 e 2012, este artigo analisa os fatores que motivaram a escolha para a instalação desse centro global no país, suas novas atribuições e os resultados para a unidade local. Concluiu-se que a General Motors do Brasil, ao se integrar à rede de engenharia global, inaugurou oportunidades únicas de adensamento das rotinas locais de desenvolvimento de produtos sem, entretanto, adensar suas capacidades em pesquisa.

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Biografía del autor/a

Flavia Consoni, Instituto de Geociências da Unicamp - DPCTUniversidade de Campinas - UNICAMP

Professora do programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp exercendo atividades de docência e pesquisa. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, além de pós-doutorado no Depto Sociologia, USP (2005-2006).

Roberto Carlos Bernardes, PPGA - Centro Universitário da FEI

Doutor em Sociologia da Inovação pela Universidade de São Paulo (1998). Exerceu o cargo de Analista de Projetos Sr. da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados concebendo e coordenando diversas pesquisas no campo da inovação, difusão tecnológica e P&D. Foi consultor de diversas instituições de fomento e pesquisa econômica como a FINEP, CEPAL, MCT, BNDES e FAPESP, entre outras. Professor do programa de pós-graduação em administração da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Gabriela Scur, Centro universitário da FEI

Doutora em eng. de produção pela POLI/USP. Atualmente é professora adjunta do programa de pós-graduação em eng. mecânica do Centro universitário da FEI

Publicado

2017-04-17

Cómo citar

Consoni, F., Bernardes, R. C., & Scur, G. (2017). Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&D: o caso da General Motors do Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 10(1), 129–146. https://doi.org/10.5902/1983465911254

Número

Sección

Articles