Competitividade e dimensões culturais: uma análise a partir dos blocos econômicos União Europeia e Unasul

Autores/as

  • Renato Hübner Barcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Gonzales Chevarria Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Cohen Ferreira Pantoja Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Amanda Pruski Yamim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Walter Meucci Nique Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910515

Resumen

O século XX testemunhou a formação de alianças e blocos econômicos entre as nações, frequentemente embasadas pelas proximidades geográficas e pelos aspectos econômicos do que culturais. Entretanto, a cultura pode ser vista como um aspecto essencial, no sentido de explicar algumas discrepâncias existentes, até mesmo, entre países de um mesmo bloco, como por exemplo, os índices de competitividade. Assim, este estudo busca analisar os aspectos da cultura nacional e da competitividade entre os países, no contexto da Unasul e da União Europeia. Através de análises de correlação e de cluster (K-means), verificou-se forte correlação entre as dimensões de cultura nacional propostas por Hofstede e os respectivos índices de competitividade. A maioria dos países da América do Sul apresenta grandes similaridades nas dimensões culturais, formando um único cluster, enquanto os países da União Europeia apresentam maiores diferenças e se separam em dois clusters distintos. Por fim, testes MANOVA aplicados sobre os clusters encontrados revelam que as diferenças em relação às dimensões de cultura nacional se refletem também nos índices de eficiência de mercado dos países. Desta forma, os resultados em conjunto apontam a necessidade de se considerar o impacto exercido pela cultura sobre a competitividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Hübner Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e pesquisador visitante em Marketing na HEC Montréal.

Diego Gonzales Chevarria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Unisinos. Atualmente é doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor assistente na Universidade Feevale e gestor de projetos de refino na Petróleo Brasileiro S.A.

Felipe Cohen Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Amanda Pruski Yamim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Walter Meucci Nique, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor de Estado em Ciências da Administração pela Université Pierre Mendès France Grenoble. Mestre em Administração pela Universidad de Chile. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Ecole Supérieure de Commerce de Troyes.

Publicado

2017-02-03

Cómo citar

Barcelos, R. H., Chevarria, D. G., Pantoja, F. C. F., Yamim, A. P., & Nique, W. M. (2017). Competitividade e dimensões culturais: uma análise a partir dos blocos econômicos União Europeia e Unasul. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 544–558. https://doi.org/10.5902/1983465910515

Número

Sección

Articles