As respostas das empresas brasileiras às mudanças climáticas: uma análise à luz da teoria da legitimidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465922918Abstract
Segundo a Teoria da Legitimidade, as organizações estabelecem práticas de apreço social para garantir sua continuidade, decorrendo daí as hipóteses de que, quanto maior for a empresa ou quanto mais sensível for o setor em relação às questões ambientais, maior será o disclosure das práticas. Diante disso, a presente pesquisa objetivou verificar como o tamanho ou o setor de uma empresa poderiam afetar o disclosure de suas práticas de enfrentamento das mudanças climáticas.Para isso, realizou-se um estudo com uma amostra composta de 22 empresas presentes na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), no ano de 2014, e listadas na BM&FBOVESPA, que responderam a um questionário sobre mudanças climáticas. Com base nos pressupostos da Teoria da Legitimidade, a fim de testar as hipóteses formuladas, utilizou-se o teste de Kruskal Wallis. Os resultados indicaram que há relação significativa entre tamanho e disclosure, mas não entre setor e disclosure, o que permite concluir que o porte da organização interfere positivamente em seu nível de disclosure ambiental.
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