As respostas das empresas brasileiras às mudanças climáticas: uma análise à luz da teoria da legitimidade

Autor/innen

  • Emerson Andrade Gibaut Universidade Federal da Bahia
  • José Maria Dias Filho Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465922918

Abstract

Segundo a Teoria da Legitimidade, as organizações estabelecem práticas de apreço social para garantir sua continuidade, decorrendo daí as hipóteses de que, quanto maior for a empresa ou quanto mais sensível for o setor em relação às questões ambientais, maior será o disclosure das práticas. Diante disso, a presente pesquisa objetivou verificar como o tamanho ou o setor de uma empresa poderiam afetar o disclosure de suas práticas de enfrentamento das mudanças climáticas.Para isso, realizou-se um estudo com uma amostra composta de 22 empresas presentes na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), no ano de 2014, e listadas na BM&FBOVESPA, que responderam a um questionário sobre mudanças climáticas. Com base nos pressupostos da Teoria da Legitimidade, a fim de testar as hipóteses formuladas, utilizou-se o teste de Kruskal Wallis. Os resultados indicaram que há relação significativa entre tamanho e disclosure, mas não entre setor e disclosure, o que permite concluir que o porte da organização interfere positivamente em seu nível de disclosure ambiental.

 

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Autor/innen-Biografien

Emerson Andrade Gibaut, Universidade Federal da Bahia

Graduado e Mestrando em Ciências Contábeis (UFBA)

Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

José Maria Dias Filho, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)

Professor do Programa de Mestrado (UFBA)

Veröffentlicht

2016-12-04

Zitationsvorschlag

Gibaut, E. A., & Dias Filho, J. M. (2016). As respostas das empresas brasileiras às mudanças climáticas: uma análise à luz da teoria da legitimidade. Revista De Administração Da UFSM, 9, 68–81. https://doi.org/10.5902/1983465922918

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