Envelhecimento populacional e suas implicações à gestão de marketing: Uma investigação no setor de academias de ginásticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465931342Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar como as academias de ginástica estão respondendo ao fenômeno do envelhecimento populacional. Algumas pesquisas e estudos têm apontado necessidades específicas do segmento de mercado idoso. No entanto, buscou-se discutir o mercado envelhescente e a oferta de serviços esportivos e de academias para os indivíduos com mais de 40 anos, que começam a apresentar necessidades físicas e limitações associadas ao processo de envelhecimento. A abordagem da pesquisa é qualitativa descritiva e os dados foram obtidos por meio de entrevistas com proprietários ou funcionários de academias localizadas na Região Metropolitana de Campinas. A análise dos resultados indicou o reconhecimento do potencial dos consumidores mais velhos e envelhescentes, entretanto, nenhum dos entrevistados possui práticas e serviços que atendam exclusivamente às necessidades desse grupo de consumidores. Nesse contexto, a pesquisa buscou identificar os fatores e atributos mais relevantes para o fornecimento de serviços de academias para o público envelhescente, a partir do reconhecimento da oportunidade e do potencial desse mercado. O estudo apresenta algumas contribuições para a área de marketing de serviços, como também acrescenta aspectos relevantes para o desenvolvimento de negócios que buscam esse mercado potencial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

