Ações e indicadores para a gestão sustentável de pessoas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465925228Resumo
A Gestão Sustentável de Pessoas (GSP) agrega a sustentabilidade organizacional aos subsistemas de gestão de pessoas (GP). Todas as áreas de uma organização dependem em grande medida da ação das pessoas. Logo, se o intuito da organização é ser sustentável, ela deve proporcionar o alinhamento entre as diretrizes da sustentabilidade e suas iniciativas de GP. O desafio da GSP consiste, assim, em gerir as organizações em relação aos seus recursos humano-sociais, naturais e econômicos, envolvendo a sustentabilidade organizacional à sua área de atuação. Equilibrar os investimentos para atender aos três aspectos do tripé da sustentabilidade é parte das transformações sugeridas pela GSP. Embora o interesse na GSP seja recorrente, mais pesquisas são necessárias para desenvolver um guia de implicações práticas, claras e objetivas a serem seguidas pelas organizações. Por meio da metodologia sistêmica Soft System Methodology (SSM), um modelo conceitual e um quadro de ações e indicadores para a GSP foram desenvolvidos neste estudo, com intuito de proporcionar apoio tanto estratégico quanto operacional às organizações. Como resultado, os subsistemas da GP foram adaptados para abarcar ações sustentáveis de acordo com os pilares da sustentabilidade (ambiental, social e econômico), gerando um quadro de ações e indicadores que as empresas podem usar para realizar a GSP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


