CIDADANIA NO CONTEXTO DOS CATADORES AUTÔNOMOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916742Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a cidadania de catadores autônomos, trabalhadores de baixa renda e, por isso, discriminados pela sociedade em que vivem. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso realizado em uma colônia de catadores no município de Paranaíba, Mato Grosso do Sul. Como fontes de evidência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez catadores autônomos, abordando oito temáticas diferentes: caracterização da cooperativa; vida pessoal do catador cooperado; adesão por este trabalho; meio ambiente; saúde e riscos; dificuldades da profissão; melhorias no trabalho; e visão sobre quem é o catador. Dentre os resultados, destacam-se o preço que os atravessadores pagam pelos materiais como a principal dificuldade da profissão e a importância que a organização em forma de cooperativa poderia ter, uma vez que fortaleceria a identidade dos catadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


