Propensão à evasão de alunos de contabilidade: o caso da universidade do estado de Mato Grosso – campus de Nova Mutum
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629268444Parole chiave:
Lealdade, Evasão, Propensão a sair, Ensino Superior, Ciências ContábeisAbstract
A educação e formação profissional são fatores imprescindíveis para o desenvolvimento da nação. Parte da população estudante corre o risco de evadir-se das Instituições de Ensino Superior (IES). Frente a isso, o objetivo da pesquisa é identificar a propensão à evasão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), do campus de Nova Mutum. A metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa foi quantitativa com aplicação de questionário à 185 estudantes. Foram utilizadas a análise fatorial e de regressão linear para elucidar a propensão à evasão dos alunos. Como resultado, observou-se que os fatores que impactam positivamente na propensão a evasão são: 1) Satisfação com a estrutura física; 2) Satisfação com o curso; 3) Satisfação com a escolha; 4) Satisfação com a Vida Profissional/Profissão; 5) Vida Pessoal e aspectos demográficos; 6) Ter Filhos e 7) Desempenho do aluno. Conclui-se que em diferentes locais os motivos podem se diferenciar conforme região ou cultura, mas que o os princípios deste fenômeno são os mesmos já identificados em pesquisas realizadas anteriormente, desde a percepção desses aspectos nos ensinos superiores, tanto no Brasil como fora dele.
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