INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA NA OBTENÇÃO DE CRÉDITO EM EMPRESAS CALÇADISTAS EM JUAZEIRO DO NORTE, CE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629225687

Abstract

Este estudo analisa a influência da assimetria de informação na obtenção de crédito para as micro e pequenas empresas calçadistas de Juazeiro do Norte, Ceará. Para isto, é feito um levantamento teórico acerca das características do mercado de crédito, informação assimétrica, e como esta interfere no funcionamento do mercado ocasionando o racionamento de crédito e dificultando seu acesso. Para a análise das evidências empíricas da assimetria de informação no mercado de crédito, foi realizada uma pesquisa de campo com gerentes das instituições financeiras do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Bradesco, e com os micro e pequenos empresários de calçados, que são os tomadores de crédito. Os resultados indicaram que as informações emitidas e recebidas entre as empresas tomadoras de crédito e os agentes financeiros estão em harmonia, o que minimiza a possibilidade de problemas com seleção adversa e risco moral.

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Biografie autore

Amanda Teixeira da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

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Pubblicato

2017-04-11

Come citare

Silva, A. T. da, & Sousa, E. P. de. (2017). INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA NA OBTENÇÃO DE CRÉDITO EM EMPRESAS CALÇADISTAS EM JUAZEIRO DO NORTE, CE. Práticas De Administração Pública, 1(1), 100–118. https://doi.org/10.5902/2526629225687

Fascicolo

Sezione

Artigos