PROPOSTA DE MELHORIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL DA UNIFEI
DOI :
https://doi.org/10.5902/2526629248206Mots-clés :
Processo de negócio, Mapeamento de processo, Modelagem de processo, Fluxograma, Qualidade da informaçãoRésumé
Com um volume de atendimento da ordem de 3.500 demandas de manutenção por ano, a Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realiza variados e complexos processos, que, quando não estão claramente definidos, causam problemas de gestão no setor, como retrabalhos, atrasos e até mesmo a não realização de uma atividade necessária. O objetivo deste trabalho é propor melhorias na qualidade de informações, para aumentar a eficiência dos processos de manutenção da infraestrutura da UNIFEI. Para isso, foram identificadas as principais dimensões da qualidade que interferem no processo de infraestrutura, em seguida, foi mapeado o processo para a manutenção predial na UNIFEI e feitas inferências para a sua melhoria. Constatou-se que a falta da Completude é o fator mais relevante para causar retrabalhos e aumentar o número de atendimentos no banco de dados da Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI). Com a implementação realizada, criando a etapa de vistoria no fluxo do processo, espera-se que não aconteçam mais retrabalhos, e, por este fator, falta da Completude, pois, a vistoria dará condições para um levantamento adequado das informações para a execução do serviço.
Téléchargements
Références
Beretta, S. (2002). Unleashing the integration potential of ERP System. Business Process Management Journal, v.8, n.3, p. 254-277.
Davies, I., Green, P., Rosemann, M., Indulska, M., & Gallo, S. (2006). How do practitioners use conceptual modeling in practice? Data & Knowledge Engineering, 58(3), 358-380.
Guimarães E. M. P. & Évora Y. D. M. (2004). Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ci. Inf., 33(1), 72-80 Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência (scielo.br).
Harrington, H. J. (1997). Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books.
Hammer, M. A. (2001). agenda: o que as empresas precisam fazer para dominar essa década. Rio de Janeiro: Campus.
Johansson, H. J., Mchug, P., Pedlebury, A. J., & Wheller, W. A. (1995). Processos de negócios. São Paulo: Pioneira.
Laguna, M., & Marklund, J. (2005). Business Process Modeling, Simulation and Design. New Jersey: Pearson Prentice Hall.
Oleto, R. R. (2006). Percepção da qualidade da informação. Ci. Inf., 35(1), 57-62 Percepção da qualidade da informação (scielo.br).
Pádua, S. I. D. (2012). Estudo sobre a aplicação do método de avaliação do modelo de processo de negócio do EKD. Produção, 22(1), 155-172 Estudo sobre a aplicação do método de avaliação do Modelo de Processos de Negócio do EKD (prod.org.br).
Pidd, M. (1998). Modelagem empresarial: ferramentas para a tomada de decisão. Porto Alegre: Artes Médicas.
Scodeler, M. R. (2019). Proposta de melhoria na qualidade da informação do processo de importação de componentes eletrônicos do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí - um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG).
Silva, M. A. C., & Souza, R. (2003). Gestão do processo de projeto de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa.
Sordi, J. O., & Meireles, M. (2011). Dimensões de Qualidade da Informação como Elemento Classificatório para Localidades com Concentração de Atividades da Cadeia Produtiva. Anais do Encontro Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ENANPAD. Rio de Janeiro, RJ.
Trindade, A. L. B., & Oliveira, M. (2007). Atributos Para Avaliação da Qualidade da Informação em Sistemas de Gestão do Conhecimento. Anais do Encontro de Administração da Informação – ENADI. Florianópolis, SC.
Valente N. T. Z., & Fujino A. (2016). Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo. Perspectivas em Ciência da Informação, 21(2), 141-167 Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo (scielo.br).
Villela, C. S. S. (2000). Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.