PLANEJAMENTO E DESIGN INSTRUCIONAL DE UM MÓDULO INFORMATIZADO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS.

Autores

Palavras-chave:

Trilhas de Aprendizagem, Design Instrucional, Competências, GESTCOM.

Resumo

Trilhas de aprendizagem descritas como caminhos alternativos que o aprendiz pode seguir para desenvolver as competências necessárias a instituição. Assim, para desenvolver uma dada competência, o aprendiz poderia escolher um curso presencial, um curso a distância ou a leitura de um livro, por exemplo. A despeito de suas inúmeras vantagens serem amplamente descritas na literatura, são raros os trabalhos que discutem o planejamento, a metodologia e ferramentas tecnológicas para formatação de trilhas. O presente trabalho avalia o planejamento, a utilização da metodologia de design instrucional e o desenho de um módulo informatizado para propor e monitorar trilhas de aprendizagem. Desta forma, os dados levantados constataram: a inexistência de um modelo linear de trilhas de aprendizagem para atender as instituições, ainda, a probabilidade de êxito em planejar e utilizar o modelo de Instructional Design Made Easy devido a constatação de acréscimo de repertório após a conclusão do teste de design das trilhas pelos aprendizes, o que possibilitou desenhar um protótipo de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem e agregar ao sistema de mapeamento de competências GESTCOM.

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Biografia do Autor

Rosana Augusto Chagas, Universidade Fernando Pessoa

Possui graduação de bacharel em Administração (1992) , Especialização em Implantação de Sistemas de Informações Gerênciais - SIG (2001) e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, linha de pesquisa gestão publica (2013), todos pela Universidade Federal do Pará-UFPA. É doutoranda da Universidade Fernando Pessoa - UFP/PT na linha de Sistemas, tecnologia e Gestão da Informação. Pertence a carreira técnico administrativo em educação da UFPA, cargo Administrador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão por Competências, Trilhas de Aprendizagem por Competências, Gestão do Desempenho e Gestão do Conhecimento. ORCID iD is 0000-0002-1876-926X 


Nuno Magalhães Ribeiro, Universidade Fernando Pessoa

Possui doutorado em PhD in Computer Science - University of York (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Fernando Pessoa. Tem experiência na área da Engenharia Informática com ênfase em Multimédia, Design de Interação (HCI) e Deenvolvimento de Aplicações para a Educação. Doutor em Computer Science (Ph.D.) pela Universidade de York (U.K.) na área das Interfaces Multimédia Inteligentes. Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Informática e Sistemas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Coordenador de Cursos da Área Científica de Informática da UFP: Licenciatura (1º ciclo) e Mestrado (2º ciclo) em Engenharia Informática, ramos Sistemas de Informação Multimédia e Computação Móvel; Curso de Especialização Tecnológica em Programação de Aplicações Web (CET-PAW) e Pós-graduação em Gestão e Administração de Redes Windows (PG-GARW). Docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFP, leciona unidades curriculares de Multimédia e Tecnologias Interativas, Codificação e Representação Multimédia, Sistemas Digitais e Eletrónica Aplicada. Autor de livros técnicos "Multimédia e Tecnologias Interativas", publicado pela FCA (atualmente na 5ª edição), "Tecnologias de Compressão Multimédia", publicado pela FCA, "Enhancing Digital Information Awareness: Humanising User Interfaces with Speech-based Assistants", publicado pela VDM Verlag e "Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação", publicado pelas Edições da UFP (atualmente na 2ª edição). Investigador no Centro de Estudos e Recursos Multimediáticos da UFP (CEREM), nas áreas de Visão por Computador, Realidade Aumentada e Open Linked Data. Orientador de doutoramentos em Computação Emocional e Visualização de Informação Multimédia. Participou em projetos de I&D no Centro Multimédia da Universidade do Porto (CMUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

 

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos federais e estaduais. 


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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Chagas, R. A., Ribeiro, N. M., & Costa, T. D. (2022). PLANEJAMENTO E DESIGN INSTRUCIONAL DE UM MÓDULO INFORMATIZADO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS. Práticas De Administração Pública, 5(2), 50–63. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/pap/article/view/64039