MULHERES QUE NARRAM: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SEU PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO - 1954 A 1977

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629244191

Keywords:

Narrativas femininas. Administração Pública. Historiografia. EBAP.

Abstract

O objetivo deste estudo foi compreender como as narrativas femininas integraram o período de surgimento e de implantação dos cursos de Administração Pública no Brasil, partindo da análise das publicações da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) no período de 1954 a 1977. Para isso, foram analisadas todas as publicações e evidenciados os fragmentos das narrativas femininas, explorando suas características e contribuições. Esse percurso apresentou como resultado a descrição de abordagens e de interesses diferenciados da ótica masculina: sensibilidade social, artes nas diversas formas, maneiras de transmitir conhecimentos, espaços de lazer, entre outros, que se mostraram mais próximos da produção de saberes locais do que da importação de saberes – característica do período. Tais manifestações, por um lado, evidenciam os efeitos de práticas educativas menos difundidas, demonstrando que não é novidade a elaboração de saberes mais plurais e mais próximos da cotidianidade. Já por outro, incitam à efetividade da remontagem histórica para recuperar existências que nem sempre serviram aos desígnios predominantes em uma época.

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Author Biographies

Laura Henrique Corrêa, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo.

Aline Lourenço de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em administração pela Universidade Federal de Lavras e professora na Universidade Federal de Alfenas.

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Published

2021-03-05

How to Cite

Corrêa, L. H., & Oliveira, A. L. de. (2021). MULHERES QUE NARRAM: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SEU PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO - 1954 A 1977. Práticas De Administração Pública, 4(3), 43–66. https://doi.org/10.5902/2526629244191

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Articles