MULHERES QUE NARRAM: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SEU PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO - 1954 A 1977
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629244191Keywords:
Narrativas femininas. Administração Pública. Historiografia. EBAP.Abstract
O objetivo deste estudo foi compreender como as narrativas femininas integraram o período de surgimento e de implantação dos cursos de Administração Pública no Brasil, partindo da análise das publicações da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) no período de 1954 a 1977. Para isso, foram analisadas todas as publicações e evidenciados os fragmentos das narrativas femininas, explorando suas características e contribuições. Esse percurso apresentou como resultado a descrição de abordagens e de interesses diferenciados da ótica masculina: sensibilidade social, artes nas diversas formas, maneiras de transmitir conhecimentos, espaços de lazer, entre outros, que se mostraram mais próximos da produção de saberes locais do que da importação de saberes – característica do período. Tais manifestações, por um lado, evidenciam os efeitos de práticas educativas menos difundidas, demonstrando que não é novidade a elaboração de saberes mais plurais e mais próximos da cotidianidade. Já por outro, incitam à efetividade da remontagem histórica para recuperar existências que nem sempre serviram aos desígnios predominantes em uma época.
Downloads
References
Almeida, Ângela Maria Vinagre de. (1970). Instrução programada: teoria e prática. Fundação Getúlio Vargas, Serviço de Publicações. Cadernos de Administração Pública. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12419/000020279.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Bauzer, Riva. (1965). Formação para a administração pública: seleção de candidatos ao curso superior de graduação da EBAP. Fundação Getúlio Vargas, Serviço de Publicações. Cadernos de Administração Pública, 77(56). Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/13301?show=full.
Brasileiro, Ana Maria. (1968). O assessoramento legislativo. Fundação Getúlio Vargas, Serviço de Publicações. Cadernos de Administração Pública, (77). Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12419/000020279.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Gomes, Maria Pia Duarte. (1965). Processo Decisório. Fundação Getúlio Vargas, Serviço de Publicações. Cadernos de Administração Pública. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11890/browse?type=author&value=Gomes%2C+Maria+Pia+Duarte.
Machado, Marina Brandão. (1970). Estágios de treinamento para estudantes de administração: a experiência da EPAB. In Cadernos de Administração Pública, Rio de Janeiro, (75). Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12417/000041969.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Medeiros, Ethel Bauzer. (1971). O lazer no planejamento urbano. In Cadernos de Administração Pública, (82). Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12419/000020279.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Moscovici, Fela. (1965). Laboratório de sensibilidade: Um estudo exploratório. In Cadernos de Administração Pública, (59). Recuperado dehttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12419/000020279.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Scheefler, Ruth. (1968). Introdução aos testes psicológicos. In Cadernos de Administração Pública, (48). Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12003/48-2ed_000040714.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.
Seckler-Hudson, Catheryn. (1955). Principais processos de organização e direção. In Cadernos de Administração Pública, (1). Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12419/000020279.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Wahrlich, Beatriz M de Souza. (1986). Uma análise das teorias de organização. In Cadernos de Administração Pública, (1). Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/12419/000020279.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Albuquerque Júnior, Durval Muniz de. (2019). O tecelão dos tempos: Novos ensaios de teoria da história. São Paulo: Intermeios.
Coelho, Fernando de Souza. (2019). História do ensino de administração pública no Brasil (1854-2006): Antecedentes, ciclos e a emergência do campo de públicas. Brasília: Enap.
Fischer, Tania. (1984). Administração pública como área de conhecimento e ensino: a trajetória brasileira. Revista de Administração de Empresas, 24(4), p. 278-288.
Foucault, Michel. (2014). Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
Keinert, T. M. M. (1996). Análise das propostas dos cursos de administração pública no Brasil em função da evolução do campo de conhecimento. São Paulo: EAESP/ FGV-NPP.
Ricoeur, Paul. (2014). O si mesmo como outro. São Paulo: Martins Fontes.
Veyne, Paul. (2008). Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.