A ATUAÇÃO DA OUVIDORIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO NO CONTROLE DAS DEMANDAS ENVOLVENDO QUESTÕES RELATIVAS À FALTA DE URBANIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629244429Schlagworte:
Ouvidoria. Gestão Pública. Princípio da Eficiência. Cidadania. Urbanidade.Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado da atuação conjunta da Ouvidoria e da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Desde a instituição da Ouvidoria do TRE-SP no ano de 2011, registra-se a incidência de demandas repetitivas relacionadas à falta de urbanidade, necessidade que norteou o desenvolvimento de uma ação de capacitação específica, visando aprimorar a conduta dos servidores com foco na qualidade do atendimento ao público. Para analisar a efetividade dessa ação, realizou-se uma pesquisa descritiva, através do método documental e estudo de caso, comparando-se dados referentes ao número de reclamações recepcionadas no período que antecedeu o fechamento do cadastro de eleitores nas eleições de 2014, 2016 e 2018, com o número de atendimentos no mesmo período. Considerando-se o crescente aumento da procura pelos serviços da Justiça Eleitoral, em decorrência da expansão do cadastramento biométrico de todo o eleitorado paulista, infere-se que o treinamento aplicado contribuiu para a manutenção da baixa incidência das demandas relativas à falta de urbanidade.Downloads
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