PROPOSTA DE MELHORIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL DA UNIFEI

Autores

  • Ederson da Silva Teixeira Universidade Federal de Itajubá
  • Fabio Favaretto Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629248206

Palavras-chave:

Processo de negócio, Mapeamento de processo, Modelagem de processo, Fluxograma, Qualidade da informação

Resumo

Com um volume de atendimento da ordem de 3.500 demandas de manutenção por ano, a Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realiza variados e complexos processos, que, quando não estão claramente definidos, causam problemas de gestão no setor, como retrabalhos, atrasos e até mesmo a não realização de uma atividade necessária. O objetivo deste trabalho é propor melhorias na qualidade de informações, para aumentar a eficiência dos processos de manutenção da infraestrutura da UNIFEI. Para isso, foram identificadas as principais dimensões da qualidade que interferem no processo de infraestrutura, em seguida, foi mapeado o processo para a manutenção predial na UNIFEI e feitas inferências para a sua melhoria. Constatou-se que a falta da Completude é o fator mais relevante para causar retrabalhos e aumentar o número de atendimentos no banco de dados da Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI). Com a implementação realizada, criando a etapa de vistoria no fluxo do processo, espera-se que não aconteçam mais retrabalhos, e, por este fator, falta da Completude, pois, a vistoria dará condições para um levantamento adequado das informações para a execução do serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson da Silva Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitario de Itajubá(2002) e especialização em Qualidade & Produtividade pela Universidade Federal de Itajubá(2011). Atualmente é Engenheiro Civil da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas:modelagem de processos, gestão de obras, obras públicas.

Fabio Favaretto, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Engenharia Mecânica (Linha de pesquisa: Gerência da Produção) pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Engenharia Mecânica (Linha de pesquisa: Gerência da Produção) pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração de Empresas na Universidad Complutense de Madrid (2008). Atualmente é professor associado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá (MG). Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: suporte a decisão, sistema de informação, qualidade da informação, gestão da produção e controle da produção.

Referências

Beretta, S. (2002). Unleashing the integration potential of ERP System. Business Process Management Journal, v.8, n.3, p. 254-277.

Davies, I., Green, P., Rosemann, M., Indulska, M., & Gallo, S. (2006). How do practitioners use conceptual modeling in practice? Data & Knowledge Engineering, 58(3), 358-380.

Guimarães E. M. P. & Évora Y. D. M. (2004). Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ci. Inf., 33(1), 72-80 Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência (scielo.br).

Harrington, H. J. (1997). Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books.

Hammer, M. A. (2001). agenda: o que as empresas precisam fazer para dominar essa década. Rio de Janeiro: Campus.

Johansson, H. J., Mchug, P., Pedlebury, A. J., & Wheller, W. A. (1995). Processos de negócios. São Paulo: Pioneira.

Laguna, M., & Marklund, J. (2005). Business Process Modeling, Simulation and Design. New Jersey: Pearson Prentice Hall.

Oleto, R. R. (2006). Percepção da qualidade da informação. Ci. Inf., 35(1), 57-62 Percepção da qualidade da informação (scielo.br).

Pádua, S. I. D. (2012). Estudo sobre a aplicação do método de avaliação do modelo de processo de negócio do EKD. Produção, 22(1), 155-172 Estudo sobre a aplicação do método de avaliação do Modelo de Processos de Negócio do EKD (prod.org.br).

Pidd, M. (1998). Modelagem empresarial: ferramentas para a tomada de decisão. Porto Alegre: Artes Médicas.

Scodeler, M. R. (2019). Proposta de melhoria na qualidade da informação do processo de importação de componentes eletrônicos do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí - um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG).

Silva, M. A. C., & Souza, R. (2003). Gestão do processo de projeto de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa.

Sordi, J. O., & Meireles, M. (2011). Dimensões de Qualidade da Informação como Elemento Classificatório para Localidades com Concentração de Atividades da Cadeia Produtiva. Anais do Encontro Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ENANPAD. Rio de Janeiro, RJ.

Trindade, A. L. B., & Oliveira, M. (2007). Atributos Para Avaliação da Qualidade da Informação em Sistemas de Gestão do Conhecimento. Anais do Encontro de Administração da Informação – ENADI. Florianópolis, SC.

Valente N. T. Z., & Fujino A. (2016). Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo. Perspectivas em Ciência da Informação, 21(2), 141-167 Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo (scielo.br).

Villela, C. S. S. (2000). Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC.

Downloads

Publicado

2021-03-05

Como Citar

Teixeira, E. da S., & Favaretto, F. (2021). PROPOSTA DE MELHORIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL DA UNIFEI. Práticas De Administração Pública, 4(3), 89–106. https://doi.org/10.5902/2526629248206

Edição

Seção

Artigos