Apresentação

Auteurs-es

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosemeri Conceição, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda de História e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ).Pesquisa os modos de vestir de homens pretos no início do século XX. Em 2022, sua pesquisa foi premiada com bolsa integral para apresentação no Afro-Latin American Research Institute (ALARI) da Universidade de Harvard. Tem atuado como pesquisadora, docente e curadora. ​Em colaboração, organizou o Vozes Negras nas Artes (Desalinho Publicações 2022).​ Foi pesquisadora do MASP através do Edital de Bolsa-pesquisa, onde discutiu a estética de Cândido Portinari. Foi curadora ​residente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Integrou o grupo do Territórios Curatoriais do Museu de Arte Moderna do Rio. Entre seus principais compromissos no ensino e na pesquisa estão discussões sobre Ensino de História, protagonismo negro e as identidades e representações com ênfase nas tramas entre Artes Visuais, cultura e identidades negras na Diáspora Africana.Atualmente é ​Professora da disciplina "A arte da África a caminho do Brasil​" no Curso de Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afrobrasileiras​ no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV).

Valmir Luis Saldanha da Silva, Instituto Federal de São Paulo

É doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, PPGELI-UNESP (2023). Mestre em Estudos Literários (2016), bacharel e licenciado em Letras Português/Italiano (2013) pela mesma instituição. Tem especialização em Innovation in Teaching pela Universidade de Harvard (2021) e em Gestão de Instituições Públicas pelo IFRO (2023). É professor efetivo de português e direitos humanos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foi presidente da Equipe de Formação Continuada do IFSP-Campos do Jordão (2020-2021) e vice-presidente da comissão organizadora do Seminário de Estudos Linguísticos do Vale (SELIV). É pesquisador do GEAL – Grupo de Estudos em Antropologia Literária, da UFPB, e do Grupo LLE – Linguagem, Literatura e Educação, do IFSP, onde desenvolve pesquisas nos seguintes temas: literatura, antropologia literária, literatura negra, identidade e educação em direitos humanos.

Références

“Grandes empresas começam a abandonar as políticas de diversidade”. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/grandes-empresas-comecam-a-por-em-crise-as-politicas-de-diversidade. Acesso em: 01 de outubro de 2024.

Esta ausência foi amplamente tematizada no curso online "Intérpretes Negras (os) do Brasil", ocorrido no Centro de Pesquisa e Formação- SESC São Paulo em 2020. Todos os encontros estão disponíveis em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLVx7TZKwHUi_i7aXoIJhWZAkc-ffNgnGj.

Sobre a trajetória de Luiz Gama, único abolicionista que viveu na pela a escravidão ver: FERREIRA, Lígia. Com a palavra Luiz Gama: poemas, artigos, cartas, máximas/Organização. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

RIOS, Flávia; RATTS, Alex. A perspectiva interseccional de Lélia Gonzalez. In: PINTO, Ana Flávia Magalhães; CHALHOUB, Sidney (orgs.). Pensadores negros – pensadoras negras: Brasil, Séculos XIX e XX. Cruz das Almas: UFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-05

Comment citer

Conceição, R., & Silva, V. L. S. da. (2024). Apresentação. InterAção, 15(3), e89478. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89478