O artesanato do tipógrafo e os livros impressos à mão considerados patrimônio cultural: o caso da Oficina Gráfica de Comala, México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X87307

Palavras-chave:

Tipógrafo, Patrimônio, Livro estampado à mão

Resumo

O texto reflete sobre a profissão de tipógrafo na Taller Gráfica de Comala, bem como uma análise conceitual das
artes e ofícios do livro artesanal e seu potencial reconhecimento como parte do patrimônio cultural imaterial e, a partir dessa ideia, seu trabalho editorial é desenvolvido considerando o livro impresso à mão, à profissão ancestral do tipógrafo e à recuperação de equipamentos, máquinas, técnicas, conhecimentos tradicionais como possibilidade de estabelecer uma linha de continuidade entre o legado da antiga imprensa e o presente. Descreve-se o contexto histórico do livro mexicano, bem como algumas gráficas que podem ser assumidas como antecedentes dessa microeditora; são mostrados os antecedentes da Oficina, suas aspirações, sua evolução e alguns exemplos de sua produção; As pessoas que colaboram na recuperação do ofício ancestral
do tipógrafo, os meios de produção, as técnicas e os equipamentos históricos utilizados para a fabricação das
cópias também são apresentados e, por fim, algumas considerações são feitas a título de conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Ignacio Gómez Arriola, Instituto Nacional de Antropología e Historia

Graduado em Arquitetura e mestre em Arquitetura com Orientação em Conservação do Patrimônio Edificado pelo Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco, Guadalajara, México e doutor em arquitetura pela Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México. Arquiteto Perito do Instituto Nacional de Antropologia e História do Centro INAH Jalisco, em Guadalajara.

Referências

UNESCO. Convención para la protección del patrimonio mundial cultural y natural. París: Comité del Patrimonio Mundial. https://www.unesco.org/es

UNESCO. Convención para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial. París: Comité Intergubernamental para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial, 2003. https://ich.unesco.org/es/convenci%C3%B3n

GARONE GRAVIER, Marina. Arte del libro tipográfico en México, siglos XVI-XXI. México, Taller Gráfica de Comala, 2021.

GARONE GRAVIER, Marina. La Tipografía en México, Ensayos históricos (siglos XVI al XIX). México, UNAM, Escuela Nacional de Artes Plasticas, 2012.

GÓMEZ ARRIOLA, Luis Ignacio. Sobre el amor al Libro (hecho a mano) y a la Tipografía (compuesta en tipo móvil). México, Taller Gráfica de Comala, 2020.

GARCÍA ICAZBALCETA, Joaquín. Bibliografía Mexicana del Siglo XVI. México, Fondo de Cultura Economica, segunda edición, revisada y anotada, 1981.

PASCOE, Juan. Taller Martín Pescador MCMLXX1-MMXIV. México, Museo de la Filatelia / Oaxaca, 2014.

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Arriola, L. I. G. (2024). O artesanato do tipógrafo e os livros impressos à mão considerados patrimônio cultural: o caso da Oficina Gráfica de Comala, México. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 4(2), 136–159. https://doi.org/10.5902/2763938X87307