CARTOGRAFIA TURÍSTICA: O MAPA COMO MEDIADOR NA INTERPRETAÇÃO DO TERRITÓRIO DE OURO PRETO-MG

Autores/as

  • Cleidison Vieira de Rezende Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947374

Resumen

O turismo é um fenômeno econômico, político, social e cultural que deve ser estudado de modo especial pela cartografia, através da sistematização de uma cartografia do turismo, na qual o mais importante não é somente projetar símbolos para compor a legenda, e sim refletir sobre como esta deve ser organizada, a fim de expor claramente o raciocínio correto sobre o fenômeno, comunicando a verdadeira informação ao público que se utiliza desses mapas. Assim, buscou-se entender as possíveis deficiências e facilidades de interação dos turistas com os mapas turísticos de Ouro Preto-MG. Para tanto, o trabalho consistiu de referências e discussões teóricas que foram seguidas por uma análise de três diferentes mapas turísticos disponíveis sobre Ouro Preto, onde foi realizado o levantamento desses, sua abrangência e locais de divulgação. Com isto, esperou-se contribuir com a discussão sobre o mapa enquanto elemento mediador das experiências turísticas.

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Biografía del autor/a

Cleidison Vieira de Rezende, Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP

Graduado em Turismo pela UFOP, pesquisador em Cartografia Turística, trabalhos em Cartografia Turística de Ouro Preto-MG.

Publicado

2011-06-10

Cómo citar

Rezende, C. V. de. (2011). CARTOGRAFIA TURÍSTICA: O MAPA COMO MEDIADOR NA INTERPRETAÇÃO DO TERRITÓRIO DE OURO PRETO-MG. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(1), 17–28. https://doi.org/10.5902/223649947374

Número

Sección

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia