PROSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948960Abstract
Pesquisamos o ensino de Geografia nas redes escolares da cidade de Catalão (GO). Analisamos procedimentos, metodologias estratégias de aulas. Os objetivos consistiram em apreender a realidade escolar e compreender como os professores de Geografia estão a ensinar seus conteúdos. A metodologia escolhida foi a de observação participante em que interagimos e convivemos com professores e alunos das Escolas pesquisadas. O encontro com a realidade escolar abasteceu e ressignificou algumas diretrizes das disciplinas de estágio supervisionado e, por fim, deu esteio ao subprojeto da Área de Geografia do Programa de Iniciação á Docência financiado pela Fundação CAPES.
Palavras-chave: Educação básica; escolhas didáticas; processos pedagógicos; aprendizagem pela pesquisa.
DOI: 10.5902/223649948960
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BORDENAVE, Juan Maria; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: 12 ed. Vozes, 1991.
CALLAI, Helena; CASTROGIOVANNI, Antônio C.; KAERCHER, Nestor. Ensino de Geografia: práticas e contextualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.
GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. Contribuições da teoria da atividade para a formação continuada de professores de Geografia. In:
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.
FOURNY, Marie-Christine; DENIZOT, Damien. A prospectiva local, um modo de produção e governança, Confins [Online], 9 | 2010, posto online em 22 jul. 2010, Disponível em: http://confins.revues.org/6502. . DOI : 10.4000/confins.6502. Acesso em 5 set. 2011.
KAERCHER, Nestor A. Quando a Geografia Crítica é um pastel de vento e nós, seus professores, Midas. In: Anais... COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 9. 2007. Porto Alegre.
LACOSTE, Yves. Geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 2. ed. Campinas: Papirus, 1989.Metodologia: Prospectiva Estratégica. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/observatorios/FreeComponent2264content87568.shtml;acesso em 05 de set. de 2011.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. 7 ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2007.
OLIVEIRA, A.U. (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
PERRENAUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artemed, 2000.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.
Downloads
References
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
CALLAI, Helena; CASTROGIOVANNI, Antônio C.; KAERCHER, Nestor. Ensino de Geografia: práticas e contextualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
FOURNY, Marie-Christine; DENIZOT, Damien.A prospectiva local, um modo de produção e governança, Confins [Online], 9 | 2010, posto online em 22 jul. 2010, Disponível em: http://confins.revues.org/6502. Acesso em 5 set. 2011.
Metodologia: Prospectiva Estratégica. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/observatorios/FreeComponent2264content87568.shtml;acesso em 05 de set. de 2011.
OLIVEIRA, A.U. (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
PERRENAUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar Porto Alegre: Artemed, 2000.
PONTUSCHKA, NídiaNacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.


