O SURGIMENTO DE UMA NOVA CENTRALIDADE DE CONSUMO DE ALTA RENDA E DISTINÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS): O CASO DA AVENIDA DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO.

Authors

  • Fernando Benvenutti Schaab Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense, campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421598

Abstract

O presente artigo tem por intenção analisar e caracterizar as formas de uso e apropriação de uma nova centralidade na cidade de Novo Hamburgo (RS) por intermédio tanto de observações nela realizadas em diferentes horários e dias da semana, como por estimativa da tipologia comercial do lugar e entrevistas com consumidores na espacialidade com o intuito de identificar em seus depoimentos discursos e representações. Nesse contexto, observou-se que as formas de uso e apropriação por parte dos consumidores assíduos dessa centralidade são utilizadas por eles como condição de distinção social perante aos outros grupos sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Benvenutti Schaab, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense, campus Jaguarão

Mestre em Geografia pela UFRGS. Professor de Geografia do ensino básico, técnico e tecnológico (DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense, campus Jaguarão. E-mail: fernandobenvenutti@yahoo.com.br

Published

2017-04-20

How to Cite

Schaab, F. B. (2017). O SURGIMENTO DE UMA NOVA CENTRALIDADE DE CONSUMO DE ALTA RENDA E DISTINÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS): O CASO DA AVENIDA DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 8–18. https://doi.org/10.5902/2236499421598

Issue

Section

Produção do Espaço e Dinâmica Regional