A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499415535Abstract
Este ensaio apresenta uma análise das potencialidades da educação cartográfica no processo deensino-aprendizagem da Geografia, a partir de experiências didático-pedagógicas desenvolvidas em escolaspúblicas. A metodologia das atividades realizadas prioriza o ensino de fundamentos da representação cartográficae a construção, por estudantes do ensino fundamental e médio, de mapas temáticos e maquetespara subsidiar o estudo de temas geográficos diversos. Com isso, procurou-se promover o aprendizado deconhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-relacionado, possibilitando aos estudantes ummelhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da linguagemcartográfica, bem como aprender sobre a natureza da representação cartográfica no âmbito do estudo detemas da Geografia.
Palavras-chave: Cartografia geográfica, cartografia escolar, Geografia escolar, formação docente em Geografia, ensino-aprendizagem.
DOI: 10.5902/2236499415535
Downloads
References
ABREU, Paulo Roberto F.; CARNEIRO, Andrea F. T. “A Educação Cartográfica na formação do professor de Geografia em Pernambuco”. Revista Brasileira de Cartografia, n. 58, v. 1, abr., p. 43-48. 2006.
ALMEIDA, Rosangela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
ALMEIDA, Rosangela Doin de, PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 7. ed. São Paulo: Contexto, 1999.
ARCHELA, Rosely Sampaio. “Imagem e representação gráfica”. Geografia, Londrina, v. 8, n. 1, p. 5-11, jan./jun. 1999.
BIANCONI, Maria Lucia; CARUSO, Francisco. “Educação não-formal”. SBPC: Sociedade e cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 20, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC, 1998.
CASTRO, José Flávio Moraes. História da Cartografia e Cartografia Sistemática. Belo Horizonte: PUCMinas, 2012.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. “Apreensão e compreensão do espaço geográfico”. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André (Orgs.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 11-79.
ESRI – ENVIRONMENTAL SYSTEMS RESEARCH INSTITUTE. Understanding map projections. Readlands, USA: ESRI, 2000.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Kroart, 2002.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino de Geografia: a aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.
JOLY, Fernand. A Cartografia. Campinas: Papirus, 1990.
KAERCHER, Nestor André. “O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem da Geografia”. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Orgs.) Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2004. p. 221-231.
KATUTA, Ângela Massumi. “A linguagem cartográfica no ensino superior e básico”. In: Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Orgs.). Geografia em perspectiva. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004, 133-139.
LOCH, Ruth Emilia Nogueira; FUCKNER, Marcus André. “Panorama do ensino de Cartografia em Santa Catarina: os saberes e as dificuldades dos professores de Geografia”. Geosul, Florianópolis, v. 20, n. 40, p 105-128, jul./dez. 2005.
LUDWIG, Aline Beatriz. A Cartografia no ensino de Geografia: uma análise do panorama atual da rede estadual de educação básica no município de Chapecó/SC. Chapecó, 2014, 62 f. Monografia (Licenciatura em Geografia), Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, 2014.
MARTINELLI, Marcello. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 2003.
MENEGUETTE, Arlete Aparecida. “Educação Cartográfica e exercício da cidadania”. In: TREVISAN, Zizi (Org.). Questões de cidadania. Presidente Prudente: Cliper, 1998. p. 35-46.
NASCIMENTO, Ederson et al. “Ensinando e aprendendo Geografia por meio de práticas pedagógicas não formais”. In: FERREIRA, Jeferson Saccol; MARASCHIN, Maria Lúcia M.; CAMBRUSSI, Morgana Fabiola (Orgs.). Iniciação à docência: experiências, significações e perspectivas. Curitiba: CRV, 2013. p. 77-87.
OLIVEIRA, Cêurio de. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: FIBGE, 1988.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático. Belo Horizonte: Lê, 1994.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Atlas de Santa Catarina. 2. ed. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2008.
SCHÄEFFER, Neiva Otero et al. Um globo em suas mãos : práticas para a sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. “Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático”. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 70, p. 5-21, 2. sem. 1991.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Primeiros mapas: como entender e construir. São Paulo: Atlas, 1993. 4 v.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. “Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.