Formação acadêmica e cidadã: práticas pedagógicas e relatos de experiência em ensino superior na Escola de Arquitetura da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487708

Palavras-chave:

Ensino superior, Relatos de experiência, Racialidade, Evento racial, Museu de Quilombos e Favelas (Muquifu)

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões acerca das práticas pedagógicas na formação acadêmica e cidadã no ensino superior. O texto reúne relatos de experiência de uma docente do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e uma estudante do curso de Turismo do Instituto de Geociências, ambas vinculadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolvem um projeto institucional sobre racialidade e espaço. O projeto propõe atividades pedagógicas e ações acadêmicas nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo aqui discutido como estas foram estruturadas para fomentar na formação de estudantes de ensino superior o evento racial para a compreensão da produção do espaço e na estruturação das cidades brasileiras, com especial foco para Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) a partir do acervo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Szabo Goes Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bolsista de Iniciação Ciêntofica vinculada ao Projeto Expressões Espaciais das Relações Raciais.

Juliana Luquez, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente no Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG). Geógrafa, mestre e doutora em Geografia Humana. Vinculada ao Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO/USP) e ao Núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles, desenvolve pesquisas sobre rupturas e continuidades socioespaciais; produção e restruturação do espaço; periferização, espoliação e segregação urbanas, com destaque para os temas: racialidade do espaço; planejamento urbano e segurança pública; crise urbana e emergência climática.

Referências

Atualize-se Podcast: Rio de outros carnavais com Luiz Antônio Simas. Entrevistadores: Aluísio Júnior e Augusto Neto. Entrevistado: Luiz Antônio Simas. [S. l.]: Estúdio Teca, 19 dez. 2023. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7GAvNyVAEd2ozBATPEOnS2?si=. Acesso em: 07 mar. 2024.

BENTO, Cida. Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022

CAMPOS, Andrelino. Do quilombo à favela: a produção do espaço criminalizado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

EMICIDA. Prefácio. In: ROLNIK, Raquel. São Paulo: o planejamento da desigualdade. São Paulo: Fósforo, 2022. p. 4-15.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio. A democracia racial revisitada. Afro-Ásia, Salvador, n. 60, 2019. doi: 10.9771/aa.v0i60.36247.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico. São Paulo: Editora Elefante, 2020.

LEANDRO, Gabriela. Direito à cidade e questões raciais. Coletiva, Recife, n. 24, p. 1-10, fev/mai. 2019. Disponível em: <https://www.coletiva.org/dossie-direito-a-cidade-n24-direito-a-cidade-e-questoes-raciai>. Acesso em: 9 mar. de 2024.

MANO A MANO - Brown entrevista Sueli Carneiro. Entrevistador: Mano Brown. Entrevistada: Sueli Carneiro. São Paulo: Spotify, 29 dez. 2022. Podcast. Disponível em: <https://open.spotify.com/episode/2eTloWb3Nrjmog0RkUnCPr>. Acesso em: 07 mar. 2024.

MISSE, Michel. Cinco teses equivocadas sobre a criminalidade urbana no Brasil: uma abordagem crítica, acompanhada de sugestões para uma agenda de pesquisas. Série Estudos, n. 91. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1995.p. 23-39.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.

MUQUIFU. Igreja das Santas Pretas. Belo Horizonte: Muquifu, 2022.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.

PIMENTEL, Maurício; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. O urbano e o turismo: uma construção de mão dupla. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre. v. 43, n. 2, p. 81-105, 2016.

RACIONAIS MC’s. Negro drama. São Paulo: Boogie Naipe, 2002.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. O Ensino do Planejamento Urbano e Regional: propostas à ANPUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [S. L.], v. 4, n.1/2, p. 63-74, mai./nov. 2002.

SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. In: LERNER, Julio. O preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1996. p. 133-144.

SANTOS, Renato Emerson dos. Expressões espaciais das relações raciais. In: BARONE, Ana; RIOS, Flavia. (Orgs). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2018. p. 77-96.

SANTOS, Ynaê, Lopes dos. Racismo brasileiro: uma história de formação do país. São Paulo: Todavia, 2022.

SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. 10 ed. Rio de Janeiro; Civilização brasileira, 2019.

SPYER, Juliano. A religião mais negra do Brasil. In: SPYER, Juliano. Povo de Deus: quem são os evangélicos e porque eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020. p. 141-150.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Corrêa, H. S. G., & Luquez, J. (2024). Formação acadêmica e cidadã: práticas pedagógicas e relatos de experiência em ensino superior na Escola de Arquitetura da UFMG. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87708. https://doi.org/10.5902/2236499487708

Edição

Seção

Ensino e Geografia