Formação acadêmica e cidadã: práticas pedagógicas e relatos de experiência em ensino superior na Escola de Arquitetura da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499487708Palavras-chave:
Ensino superior, Relatos de experiência, Racialidade, Evento racial, Museu de Quilombos e Favelas (Muquifu)Resumo
O trabalho apresenta algumas reflexões acerca das práticas pedagógicas na formação acadêmica e cidadã no ensino superior. O texto reúne relatos de experiência de uma docente do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e uma estudante do curso de Turismo do Instituto de Geociências, ambas vinculadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolvem um projeto institucional sobre racialidade e espaço. O projeto propõe atividades pedagógicas e ações acadêmicas nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo aqui discutido como estas foram estruturadas para fomentar na formação de estudantes de ensino superior o evento racial para a compreensão da produção do espaço e na estruturação das cidades brasileiras, com especial foco para Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) a partir do acervo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu).
Downloads
Referências
Atualize-se Podcast: Rio de outros carnavais com Luiz Antônio Simas. Entrevistadores: Aluísio Júnior e Augusto Neto. Entrevistado: Luiz Antônio Simas. [S. l.]: Estúdio Teca, 19 dez. 2023. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7GAvNyVAEd2ozBATPEOnS2?si=. Acesso em: 07 mar. 2024.
BENTO, Cida. Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022
CAMPOS, Andrelino. Do quilombo à favela: a produção do espaço criminalizado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
EMICIDA. Prefácio. In: ROLNIK, Raquel. São Paulo: o planejamento da desigualdade. São Paulo: Fósforo, 2022. p. 4-15.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio. A democracia racial revisitada. Afro-Ásia, Salvador, n. 60, 2019. doi: 10.9771/aa.v0i60.36247.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico. São Paulo: Editora Elefante, 2020.
LEANDRO, Gabriela. Direito à cidade e questões raciais. Coletiva, Recife, n. 24, p. 1-10, fev/mai. 2019. Disponível em: <https://www.coletiva.org/dossie-direito-a-cidade-n24-direito-a-cidade-e-questoes-raciai>. Acesso em: 9 mar. de 2024.
MANO A MANO - Brown entrevista Sueli Carneiro. Entrevistador: Mano Brown. Entrevistada: Sueli Carneiro. São Paulo: Spotify, 29 dez. 2022. Podcast. Disponível em: <https://open.spotify.com/episode/2eTloWb3Nrjmog0RkUnCPr>. Acesso em: 07 mar. 2024.
MISSE, Michel. Cinco teses equivocadas sobre a criminalidade urbana no Brasil: uma abordagem crítica, acompanhada de sugestões para uma agenda de pesquisas. Série Estudos, n. 91. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1995.p. 23-39.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.
MUQUIFU. Igreja das Santas Pretas. Belo Horizonte: Muquifu, 2022.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.
PIMENTEL, Maurício; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. O urbano e o turismo: uma construção de mão dupla. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre. v. 43, n. 2, p. 81-105, 2016.
RACIONAIS MC’s. Negro drama. São Paulo: Boogie Naipe, 2002.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. O Ensino do Planejamento Urbano e Regional: propostas à ANPUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [S. L.], v. 4, n.1/2, p. 63-74, mai./nov. 2002.
SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. In: LERNER, Julio. O preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1996. p. 133-144.
SANTOS, Renato Emerson dos. Expressões espaciais das relações raciais. In: BARONE, Ana; RIOS, Flavia. (Orgs). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2018. p. 77-96.
SANTOS, Ynaê, Lopes dos. Racismo brasileiro: uma história de formação do país. São Paulo: Todavia, 2022.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. 10 ed. Rio de Janeiro; Civilização brasileira, 2019.
SPYER, Juliano. A religião mais negra do Brasil. In: SPYER, Juliano. Povo de Deus: quem são os evangélicos e porque eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020. p. 141-150.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.